O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Compensa 1, localizado na rua da Indústria, no bairro Compensa, zona Oeste da cidade, foi reinaugurado, nesta segunda-feira, 24/6, pela Prefeitura de Manaus. Esse é o 15º equipamento de proteção social básica revitalizado, que juntamente com a busca ativa, dobra a atualização do Cadastro Único, passando de 37% para 85% somente na atual gestão municipal, beneficiando a população.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
A entrega do espaço foi feita pelo prefeito David Almeida, que destacou a importância da modernização e ampliação de centros de assistência social na oferta de serviços para a população.
“Para as pessoas terem ideia da importância de se abrir um centro desse, totalmente reformado, equipado, modernizado, informatizado, quando entramos na prefeitura nós tínhamos 37% de atualização do Cadastro Único, tínhamos um campo muito grande para crescer. Hoje, nós já estamos com essa 15ª estrutura. Com a modernização e busca ativa, nós já estamos com aproximadamente 85% do Cadastro Único atualizado. Então, cabe à prefeitura modernizar suas instalações, atualizar o seu cadastro e assim beneficiar a população”, afirmou Almeida, destacando que o Cras da Compensa foi revitalizado por meio de emendas parlamentares destinadas pelo então deputado federal Marcelo Ramos, no valor aproximado de R$ 5 milhões, em junho de 2022.
A unidade administrada por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), foi completamente renovada, tanto internamente quanto externamente, com uma reorganização dos espaços pela substituição de divisórias.
“É mais uma unidade que está sendo entregue revitalizada, trazendo mais conforto, mais qualidade para as pessoas que buscam nossos serviços por intermédio do Cras, que é a porta de entrada da proteção básica da pessoa que precisa dos nossos serviços. Então, aqui a gente está entregando mais uma unidade, com muita alegria e felicidade, para que a população tenha todos os direitos garantidos”, complementou a titular da Semasc, Dermi Rayol.
Além disso, houve a troca de pisos e revestimentos cerâmicos em banheiros, salas e áreas externas, bem como a substituição de louças sanitárias, acessórios e metais. Também foi efetuada a revisão geral das instalações elétricas, hidráulicas e de rede, seguida da pintura completa do imóvel.
A moradora Patrícia Lima, agradeceu pelo centro reformado e relatou a necessidade de ter um espaço como esse no bairro.
“Eu estou muito emocionada, porque a gente sabe que esse é um órgão muito importante para as famílias carentes, porque é daqui que a gente consegue muita ajuda pela prefeitura, principalmente para pessoas que não têm moradia, pessoas que precisam do auxílio de Bolsa Família. Então, é com muita alegria que eu, que moro aqui já há 36 anos, estou agradecida em ter esse Cras renovado”, agradeceu a moradora.
Outras estruturas
Além desse, outros 14 Cras foram revitalizados nos bairros Jorge Teixeira, Alfredo Nascimento, Crespo, Betânia, Cachoeirinha, Colônia Antônio Aleixo, Alvorada 1, Alvorada 3, São José 4, Japiim, Nossa Senhora da Conceição, Colônia Terra Nova, Redenção e Compensa 2.
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui
Uma unidade do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), localizada na zona Leste, também passou pelo processo de revitalização.
Fonte: ASCOM/SECOM
👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR