Amazônia Sem Fronteira

Saúde

Prefeitura de Manaus reforça rede de assistência à população com mais duas Unidades de Saúde da Família

Prefeitura de Manaus entrega Unidades de Saúde da Família nas zonas Leste e Oeste

Prefeitura de Manaus reforça rede de assistência à população com mais duas Unidades de Saúde da Família
(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Manaus dá mais um passo na ampliação da rede assistencial de saúde do município com a entrega, nesta sexta-feira, (25), de duas Unidades de Saúde da Família (USFs), nas zonas Leste e Oeste da capital. A entrega dessas unidades eleva para 97 o número de estabelecimentos de saúde que foram reformados, revitalizados ou construídos para expandir a rede de atenção primária da capital.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

As unidades de saúde foram inauguradas pelo vice-prefeito e secretário municipal chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, que destacou o avanço na atenção primária para a população. “Hoje, entregamos duas unidades básicas de saúde, sendo uma de porte 3. Então, isso mostra o avanço e o grande volume de obras para a cidade de Manaus. Estas unidades melhoram o atendimento, facilitam a chegada das pessoas simples e humildes, mas também reforça o trabalho dos servidores da saúde que nos ajudam a alcançar os grandes índices de aprovação que temos”, disse Rotta.

A primeira USF a ser entregue é a Lindalva Damasceno, situada na avenida do Turismo, s/nº, quilômetro 3, na zona Oeste da capital. A unidade de porte 3 será referência para 30 mil moradores dos bairros Tarumã e Tarumã-Açu e aumentará a capacidade de atendimento aos serviços da atenção básica na zona Oeste.

Para a secretária da Semsa, Shádia Fraxe, a entrega se trata de mais um passo para a grande ampliação que tem sido a saúde básica de Manaus. “Chegamos a 97 unidades entregues, entre revitalizações, reformas, ampliações e construções do zero. Construções que somam sete unidades de porte 4, totalmente novas. E é com muita alegria que, hoje, entregamos estas duas unidades que vão cumprir o nosso principal objetivo, melhorar a saúde e trazer qualidade de vida a todos”, informou a secretária.

Construída com recursos próprios da Prefeitura de Manaus, no valor de R$ 3,8 milhões, a unidade vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, ofertando serviços que abrangem consultas médicas em clínica geral, de enfermagem, odontologia, planejamento reprodutivo, pré-natal da gestante e do parceiro, imunização, exames laboratoriais e outras ações de rede de atenção primária à saúde, com capacidade para realizar mais de 18 mil atendimentos, por mês.

“Para mim, como cacique, que moro no Tarumã há 20 anos, esta unidade representa a melhoria e, sobretudo, humanidade. Antes, a estrutura era pequena para uma demanda muito grande. Agora, teremos um atendimento humano, tanto para a população indígena quanto a todos que procuram a unidade”, relatou o líder da associação indígena Unindo Etnias, cacique Luiz dos Santos Kokama, de 40 anos.

A unidade ocupa uma área total de 1.663 metros quadrados e tem uma área construída de 950 metros quadrados. A nova estrutura substitui o estabelecimento anterior, que tinha apenas 296 metros quadrados e já estava inadequado para o atendimento de qualidade.

Edificada para ofertar funcionalidade e conforto aos usuários e servidores, a USF é composta por 46 ambientes distribuídos em dois pisos, com salas de espera, consultórios, espaço para escuta qualificada, sala de procedimentos, curativo, coleta, observação, vacina, dependências para preparo, escovódromo, locais para esterilização, almoxarifado, locais para desinfecção, sala multiprofissional, vestiários masculino e feminino, banheiros para Pessoas com Deficiência (PcDs) masculino e feminino, dependências para administração, direção e outros compartimentos.

Os serviços de saúde serão ofertados por três equipes de Saúde da Família, duas de Atenção Primária e três equipes de Saúde Bucal, compostas por médico, enfermeiro, cirurgião dentista, técnico de enfermagem, técnico em saúde bucal e agente comunitário de saúde, totalizando 55 servidores das áreas técnicas em saúde e administrativa.

Leonor Brilhante
A segunda unidade entregue, nesta sexta-feira, (25), foi a USF Maria Leonor Brilhante, localizada na avenida Autaz Mirim, s/nº bairro Tancredo Neves, na zona Leste de Manaus. Com uma área construída de 751,91 metros quadrados, o estabelecimento de saúde, que também é classificado como porte 3, passou por um amplo trabalho de reforma que resultou na ampliação de sua infraestrutura e melhoria dos ambientes internos e externos.

Com recursos da ordem de R$ 1,4 milhão, a obra contemplou a construção de novos espaços para o serviço de atendimento às pessoas que vivem com HIV, consultório odontológico e sala de procedimentos. Entre os espaços ampliados estão o de assistência farmacêutica e as salas de vacinação e de curativos.

A unidade é referência para o atendimento de moradores dos bairros Tancredo Neves, Jorge Teixeira e Amazonino Mendes e conta com três Equipes de Saúde da Família (ESF) e três Equipes de Atenção Primária (EAP).

A carteira de serviços inclui consultas médicas e de enfermagem, vacinação, odontologia, planejamento reprodutivo, pré-natal da gestante e do parceiro, atenção à saúde da criança, adolescente, adulto e idoso, imunização e outros serviços, que fazem parte da rede de atenção primária.

Também são ofertados os atendimentos de profilaxia da raiva humana, diagnóstico e manejo clínico da tuberculose e da hanseníase e coleta de exames laboratoriais.

Conjunto de obras
As 97 unidades de saúde entregues na atual gestão fazem parte de um conjunto de 123 estabelecimentos selecionados no plano de obras para reforma, revitalização e construção, que visa ampliar e oferecer melhores condições de acolhimento e assistência aos usuários da atenção básica de saúde em Manaus.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

Do total de unidades entregues, 87 foram reformas e revitalizações e dez foram construções (sete unidades de porte 4, uma de porte 3, um Centro se Atenção Psicossocial (Caps) e uma base fluvial de endemias). Seguem em andamento 16 obras e outras dez serão iniciadas dentro deste trimestre.

 

Fonte: ASCOM/SEMSA

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

Mais Notícias