A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou neste sábado, (19), o Festival Estudantil de Remo com cerca de 110 alunos da rede de ensino, na Garagem Náutica (LNA), no bairro Santo Antônio, zona Oeste. Essa modalidade é oferecida dentro do programa de governo municipal “Minha Escola Saudável”, coordenado pela Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage).
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
A iniciativa tem como objetivo difundir a prática do esporte, promover qualidade de vida e diminuir a exposição aos riscos sociais.
“Essa ação é o reflexo do que é a Prefeitura de Manaus hoje, porque nós temos um prefeito que é apaixonado por esporte, que entende o valor para formação de um bom cidadão. Então, hoje estamos com mais de cem crianças participando deste momento que, com certeza, vai marcar a história deles e quem sabe daí surgirão campeões. Vale destacar o trabalho de toda a equipe da Dage, na pessoa do professor Luiz, e o instrutor do Remo, Manasseh”, frisou o subsecretário de Gestão Educacional da Semed, Júnior Mar.
O festival foi dirigido por professores de educação física e assessores pedagógicos da Semed e, principalmente, pelo instrutor de Remo do programa “Minha Escola Saudável”, Manasseh Barbosa. De acordo com Manasseh, o maior privilégio, enquanto educador, foi ver o entusiasmo e alegria dos seus alunos durante a programação.
“Para mim é uma alegria ver que meu trabalho com esses meninos está dando resultado, que está avançado e indo para um outro patamar. Esse festival é uma demonstração disso, porque aqui os alunos estão demonstrando de forma mais técnica o que aprenderam nas aulas. E dá para ver o brilho nos olhares, o entusiasmo e o sentimento de alegria no semblante deles. Isso para mim é o mais importante”, destacou Manasseh.
A ação envolveu estudantes de dez unidades de ensino da Semed, das zonas urbana e rural da capital amazonense, que participaram das aulas de Remo. O festival também tem intenção de mostrar os resultados, bem como as habilidades obtidas por meio das aulas de canoagem oferecidas pelo “Minha Escola Saudável”.
Ao todo, foram 11 baterias disputadas. A aluna Alice Silva de Oliveira, de 9 anos, do 4º ano do ensino fundamental da escola municipal Aristides Barreto, localizada no Santo Antônio, foi uma das participantes da ação. Para ela, a vitória na bateria marca uma manhã inesquecível.
“O dia de hoje foi muito importante, por essa conquista e pelo momento de entretenimento. Hoje, também vi o quanto esse esporte é importante na minha vida e agora pretendo me dedicar mais”, concluiu a estudante.
Fonte: ASCOM/SEMED