Seguindo com a programação das atividades do movimento Maio Amarelo, a Prefeitura de Manaus, por meio do setor de educação para o trânsito do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou duas ações importantes para promover a prevenção de acidentes nas vias e o ensino das leis de trânsito, com foco especial nas crianças. As atividades foram realizadas nesta terça-feira, 23/5, em uma empresa privada e em uma escola municipal.
Leia também:
- Prefeito David Almeida acompanha avanço do programa ‘Asfalta Manaus’ em bairros da zona Oeste
- Programa ‘Asfalta Manaus’ reescreve a história viária da capital amazonense
- Prefeito David Almeida destaca avanço do programa ‘Asfalta Manaus’ em todas as zonas da capital
Educadores do IMMU deram continuidade às palestras do projeto “Condutor Consciente”, realizado na empresa Tumpex, localizada na AM-010. Durante o evento, representantes do IMMU promoveram workshops interativos, abordando temáticas relevantes sobre segurança viária e respeito às leis de trânsito. O objetivo principal foi conscientizar e sensibilizar os colaboradores da empresa sobre a importância de adotar comportamentos responsáveis no trânsito, visando a redução de acidentes e a construção de um ambiente viário mais seguro para todos.
Em outra ação, os educadores foram até a escola municipal Márcio Souza, no bairro Cachoeirinha, na zona Sul, que integrou o projeto “Trânsito na Escola”. Nessa iniciativa, os especialistas em educação para o trânsito visitaram a instituição de ensino, envolvendo alunos, professores e funcionários em atividades lúdicas e educativas. Por meio de jogos interativos, apresentações teatrais e oficinas pedagógicas, as crianças foram incentivadas a compreender a importância do respeito às regras de trânsito e a adotar comportamentos seguros, tanto como pedestres quanto como futuros condutores.
Sobre essas ações, a educadora de trânsito do IMMU, Rineida Liege, ressaltou a relevância de investir na conscientização desde a infância. Ela destacou: “O projeto “Condutor Consciente” e a ação educativa na escola Márcio Souza.
“São iniciativas fundamentais para promover a segurança viária e desenvolver uma cultura de respeito às leis de trânsito desde cedo. Ao envolver tanto os colaboradores de uma empresa, quanto os alunos de uma escola, buscamos disseminar conhecimento e conscientização, preparando a próxima geração para serem condutores responsáveis e cidadãos conscientes”, ressaltou.
Segundo Rineida, essas ações, inseridas no contexto do movimento Maio Amarelo, reforçam o compromisso da Prefeitura de Manaus em promover ações educativas que visam à redução dos índices de acidentes e à formação de uma sociedade mais consciente e engajada na segurança viária. Com a disseminação desses ensinamentos, o IMMU trabalha para um trânsito mais seguro e harmonioso, com o envolvimento de todos os segmentos da sociedade na construção de um futuro melhor para o trânsito da cidade.
Fonte: ASCOM/SEMCOM