Amazônia Sem Fronteira

Cidade

Prefeitura de Manaus promove circuito de saúde no Parque do Idoso pelo ‘Dia Mundial do Diabetes Mellitus’

Prefeitura de Manaus promove circuito de saúde no Parque do Idoso pelo ‘Dia Mundial do Diabetes Mellitus’

Prefeitura de Manaus promove circuito de saúde no Parque do Idoso pelo ‘Dia Mundial do Diabetes Mellitus’
( Foto: Reprodução )

A Prefeitura de Manaus promoverá, nesta quarta-feira, 9/11, um circuito de ações de saúde para marcar o “Dia Mundial do Diabetes Mellitus”, celebrado oficialmente no dia 14 de novembro, no Parque do Idoso, na rua Rio Mar, 1.324, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul. A programação será promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), das 8h às 12h, com a oferta de serviços de prevenção e atividades educativas.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, informa que um dos principais objetivos da programação é sensibilizar a sociedade sobre as formas de se prevenir contra a doença, sendo necessária uma mudança no estilo de vida para inclusão de hábitos saudáveis.

“Algumas orientações para prevenção ao diabetes são ter uma alimentação equilibrada, fazer exercícios físicos regularmente, reduzir o consumo de bebida alcoólica, parar de fumar, manter o peso saudável, ter boas noites de sono, fazer avaliações médicas periodicamente e diminuir o estresse. Amanhã teremos diversos profissionais de saúde no Parque do Idoso para tirar as dúvidas do público presente”, conta.

Programação

A secretária explica que a solenidade de abertura será às 9h, com a participação do coral “Vozes de Ouro”. Os participantes serão beneficiados com oferta de consulta médica, auriculoterapia, teste de glicemia, aferição de pressão arterial e avaliação neuromotora do Pé Diabético.

Shádia acrescenta, ainda, que o circuito da programação contará com orientações odontológicas, nutricionais e medicamentosas, além de orientações sobre prevenção e tratamento ao Diabetes Mellitus e realização de atividades físicas em grupo. Haverá também uma exposição sobre alimentação saudável, com enfoque na leitura adequada dos rótulos.

A programação é promovida pelo Núcleo de Atenção à Saúde das Pessoas com Doença Circulatória e Diabetes da Semsa, em parceria com a Acadêmica de Endocrinologia.

Diabetes Mellitus

A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Circulatórias e Diabetes da Semsa, Nádia Brito, informa que o Diabetes Mellitus é uma doença crônica caracterizada por altas taxas de açúcar no sangue de forma permanente. Isso porque o corpo deixa de produzir insulina suficiente, o hormônio produzido pelo pâncreas responsável pela manutenção do metabolismo da glicose.

“O Ministério da Saúde aponta que a prevalência de diabetes em todo o mundo é impulsionada por uma complexa interação de fatores socioeconômicos, demográficos, ambientais e genéticos. O aumento contínuo se deve, em grande parte, ao aumento do diabetes 2 e dos fatores de risco relacionados, que incluem níveis crescentes de obesidade, dietas não saudáveis e falta de atividade física. No entanto, os níveis de diabetes tipo 1, com início na infância, também estão aumentando”, detalha.

O Dia Mundial do Diabetes Mellitus é celebrado em 14 de novembro desde 1991. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. Em Manaus, a Semsa estima um total de 101.586 usuários diabéticos.

Fonte: ASCOM/SEMCOM

Mais Notícias