Uma série de entrevistas com 21 personalidades do Amazonas, de variadas áreas, que fazem parte do projeto de videomemória “Notáveis do Amazonas”, foi lançada pela Prefeitura de Manaus, nesta sexta-feira, (14), no Museu da Cidade de Manaus (Muma), Centro, e ficará disponibilizada ao público pela internet.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
A série de videoentrevistas faz parte do programa Memória Reencontrada, sendo a ação uma iniciativa da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), via Conselho Municipal de Cultura (Concultura).
O presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, destacou o resgate da história, por meio da iniciativa, como uma forma de resgate da própria história da sociedade manauara.
“A estrela deste projeto é o que foi produzido com as entrevistas, para que possamos reconhecer nossa história, pois um povo que não conhece sua história, um povo que não sabe de onde vem, está fadado ao erro. Assim, a ManausCult, por meio do nosso conselho de cultura faz esse resgate de quem nós somos. Das pessoas que criaram essa sociedade. Precisamos ir mais longe, precisamos voltar a nossa ancestralidade e os primeiros passos foram dados”, disse.
O projeto “Notáveis do Amazonas” é uma produção audiovisual composta por uma série de 21 entrevistas históricas, produzidas e dirigidas pelo cineasta Roberto Kahane, com 21 personalidades notáveis de Manaus e do Amazonas, com o objetivo de compor um painel de testemunhos sobre a memória cultural de Manaus.
Para o presidente do Concultura, Tenório Telles, a preservação da memória social é uma condição imperativa para o conhecimento do passado, orientar o presente e projetar o futuro. “Aprender com as experiências dos que nos antecederam nos ajuda a construir vivências mais enriquecedoras e efetivas”, ressaltou.
Ele destaca que o lançamento do projeto de videomemórias tem esse papel: preservar as histórias e ensinamentos dos personagens que ajudaram a construir o processo social na cidade de Manaus.
“Cada vídeo retrata uma história e expressa seu significado para a nossa terra, além de nos permitir uma melhor compreensão dos homens e mulheres que são retratados nesse projeto produzido pelo cineasta Roberto Kahane. Esses depoimentos serão úteis aos cidadãos e nas atividades escolares”, finaliza Telles.
O vice-presidente do Concultura, Neilo Batista, relatou que o apoio do prefeito David Almeida no resgate cultural de Manaus tem acontecido desde os primeiros momentos desta gestão. “O resgate da cultura tem sido uma missão que cumprimos desde os primeiros dias de nossa gestão e seguiremos com muito orgulho”.
Roberto Kahane, diretor da série, relembrou que a ideia inicial lá pelos idos dos anos 90 foi registrar as histórias das principais personalidades de Manaus e do Amazonas, e resgatar a autoestima dos manauaras que andava muito baixa.
“Listamos 250 personalidades que marcaram a história contemporânea de nossa cidade e Estado, começamos no ano de 1994 a gravar as entrevistas no programa Via de Regra”, explicou.
Ele contou emocionado que sua missão de resgate da memória audiovisual começou da convivência com Silvino Santos, os últimos momentos de vida do grande fotógrafo e cineasta, o pioneiro do cinema amazonense e brasileiro, do qual herdou seu acervo audiovisual.
As entrevistas apresentadas pela artista Norma Araújo serão lançadas e disponibilizadas para a população, por meio do canal de YouTube da Manauscult.
Fazem parte da iniciativa personalidades do mundo político e cultural, como Gilberto Mestrinho, Moacir Andrade, Chloé Loureiro, Evandro Carreira, Gebes de Mello Medeiros, Mário Ypiranga Monteiro, Lindalva Cruz, Ivete Ibiapina, Paulo Jacob, Manoel Bastos Lira, Plínio Ramos Coelho, Áureo Nonato, Rita de Araújo Calderaro, Chico da Silva, Márcio Souza, Afonso Celso Maranhão Nina, Moisés Sabbá, Joaquim Marinho, Leão David Israel, Denise Cabral dos Anjos e Gil.
Fonte: ASCOM/MANAUSCULT