Visando cada vez mais o incentivo à olericultura, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), inicia a parceria com a Associação Voluntários para o Serviço Internacional Brasil (AVSI Brasil), Organização Não Governamental (ONG), que trabalha com projetos de ação voluntária, e vai implementar o “Projeto Manaus Enchente”, que visa a distribuição de mudas de oleícolas e frutíferas, prestando assistência técnica e capacitando agricultores rurais que tiveram suas produções prejudicadas durante a enchente do ano passado.
A ação realizada com os agricultores também conta com o apoio técnico da Escola Agrícola Rainha dos Apóstolos, localizada na BR-174, quilômetro 24. Já a Semacc participará da parceria por meio da identificação e mobilização dos beneficiários, com as doação de insumos como adubo e sementes que serão distribuídas para a manutenção do cultivo, com o objetivo de repor as perdas do plantio ocasionado pela enchente e aumentar a renda familiar dos pequenos produtores rurais.
As primeiras ações foram iniciadas na segunda-feira, 23/1, e vão se estender por toda a semana, na comunidade União e Progresso, localizada no Polo 7 da zona rural de Manaus, região do Baixo Amazonas, e vai beneficiar cerca de 30 produtores. O projeto prevê atender mais duas comunidades, totalizando cerca de cem beneficiários.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
“Temos previsto para a semana que vem a formação técnica em mais duas comunidades do Polo 7, Bom Sucesso e Jatuarana. Junto com a formação serão distribuídas as mudas de ciclo curto como pepino, couve e coentro”, ressaltou a coordenadora do projeto, Cristina Luttner.
De acordo com a diretora do Departamento de Agricultura e Abastecimento (DAA), da Semacc, Meyb Seixas, o objetivo principal dessa parceria na gestão do prefeito David Almeida é prestar assistência e incentivar a volta do plantio das hortaliças e frutas nas comunidades afetadas com as enchentes do ano passado.
“Toda a parceria é muito bem-vinda, nosso intuito é sempre incentivar os agricultores, ajudamos a AVSI a identificar as áreas e os agricultores que tiveram seus plantios prejudicados. Desde o ano passado estamos dialogando e visitando essas comunidades. O curso irá orientar e ensinar, de forma prática, as técnicas dentro das suas especificidades”, concluiu Meyb.
Fonte: ASCOM/SEMCOM