Amazônia Sem Fronteira

Cidade

Prefeitura de Manaus dá andamento ao ‘Curso de Formação da Guarda Municipal’ com aulas teóricas e práticas de armamento e tiro

Curso inédito de armamento e tiro é oferecido a 230 alunos do concurso da Guarda Municipal

Prefeitura de Manaus realiza cerimônia de formatura do curso de formação da Guarda Municipal na sexta-feira
(Foto: Divulgação)

Pela primeira vez na história, o “Curso de Formação da Guarda Municipal de Manaus” está com aulas teóricas e práticas de armamento e tiro no âmbito do concurso da corporação. O treinamento, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Pessoal (Semseg), começou na segunda-feira, (26), com a participação de 230 alunos, e segue até o dia 31 de outubro.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

Esta é a 5ª etapa do concurso público da guarda, que visa capacitar e habilitar os integrantes para ações de patrulhamento nas ruas da capital. Nestes primeiros dias, os alunos estão acompanhando as aulas teóricas de armamento e tiro. A partir da próxima semana, as turmas serão divididas para realizar os treinamentos práticos.

Conforme o instrutor de tiro e policial civil João Paulo Elvas, as aulas de armamento e tiro, no âmbito do concurso da Guarda Municipal, são realizadas em Manaus, pela primeira vez na história, pois foi somente na atual gestão da prefeitura que os agentes passaram a realizar o patrulhamento da cidade armados.

“O que está acontecendo, agora, nunca foi feito em gestão anterior. As aulas de armamento e tiro foram introduzidas pela gestão do prefeito David Almeida. Os guardas municipais não eram armados em outras administrações, e os atuais integrantes da corporação já estão com seu devido armamento”, disse.

Todos os alunos aprovados nesta etapa do concurso, que é classificatória e eliminatória, também estarão credenciados pela Polícia Federal para portar seu armamento durante os serviços da Guarda Municipal de Manaus.

Capacitação

De acordo com o instrutor João Paulo, nesta fase, os alunos também vão receber outros tipos de treinamento. Além das inéditas aulas teóricas e práticas de armamento e tiro, o curso também contempla outras disciplinas que vão abordar as funções e atribuições das guardas municipais, a gestão integrada da segurança pública, o gerenciamento de informações e os procedimentos operacionais das guardas.

As aulas seguem até o final de outubro deste ano, com carga horária total de 476 horas-aulas. Serão quatro turmas, denominadas Alfa, Bravo, Charlie e Delta.

O treinamento é realizado pela Escola de Serviço Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad).

Para Heloisa Moreira, aluna do curso de formação da Guarda Municipal, o treinamento tem disponibilizado conhecimento teórico e prático de alto nível, visando capacitar os guardas que vão fortalecer a segurança de quem vive e mora em Manaus.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

“O curso é muito impactante. Expectativa muito alta. Está sendo muito interessante cada uma das instruções. Os instrutores explicam detalhadamente para podermos cuidar da segurança da capital”, finalizou.

 

Fonte: ASCOM/SEMSEG

 

Mais Notícias