Amazônia Sem Fronteira

Notícias

Prefeitura de Manaus apresenta projetos ambientais para representante do BID

Prefeitura de Manaus apresenta projetos ambientais para representante do BID
Prefeitura de Manaus apresenta projetos ambientais para representante do BID

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças do Clima (Semmasclima), apresentou, na segunda-feira (6), uma série de projetos voltados para a defesa do meio ambiente, melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e requalificação de parques e unidades de conservação, para representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o objetivo de conseguir investimentos não reembolsáveis – que não gerem ônus ao poder público – na pauta ambiental de Manaus.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

A chefe da Unidade de Coordenação da Amazônia, do setor de Mudanças Climáticas do BID, Tatiana Schor, foi recebida pelo secretário da Semmasclima, Fransuá Matos, e equipe, na sede da secretaria, localizada na zona Oeste de Manaus. Na reunião, foram apresentadas as unidades de conservação e parques urbanos de responsabilidade da gestão municipal.

“Mostramos também projetos e as principais necessidades para a continuidade da promoção da sustentabilidade e preservação ambiental da capital amazonense, as quais são pautas prioritárias na gestão do prefeito David Almeida”, destacou o secretário.

O Programa de Recuperação de Ecossistemas Urbano – “Viva Mindu”, que visa a regeneração de toda a bacia hidrográfica do igarapé do Mindu, fez parte da apresentação. Ele possui impactos ambientais, sociais, econômicos e climáticos de curto a longo prazo, beneficiando cerca de 800 mil pessoas que vivem nas proximidades do Igarapé do Mindu, cuja extensão é de 22 quilômetros, ao longo de 17 bairros da cidade. Nos primeiros passos, há ações para a gestão adequada de resíduos e orientações à população que mora nas proximidades de igarapés sobre a destinação correta destes.

A recuperação da bacia hidrográfica do Mindu, a qual envolve o suporte de diversas secretarias e outras instituições, prevê o ressurgimento de áreas de vegetação, novos parques, proteção de animais – como o sauim-de-coleira e peixes, além da melhoria da qualidade de vida, com redução das ilhas de calor e de ocorrências de doenças causadas pela contaminação das águas dos igarapés.

“O que eu vi hoje aqui na prefeitura é uma proposta muito bem organizada e estruturada de fortalecimento das unidades de conservação municipais e dos parques. Eu vejo que com este diálogo que começamos com a prefeitura de Manaus, em especial com a Secretaria de Meio Ambiente, nós podemos criar muito futuro”, disse a chefe da Unidade de Coordenação da Amazônia, do setor de Mudanças Climáticas do BID, Tatiana Schor.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

Manaus participa hoje de 2 programas internacionais relacionados à temática ambiental: Programa Cidades à Frente (Cities Foward), do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América e do Programa Geração Restauração (Generation Restoration), do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), que pertence à Organização das Nações Unidas (ONU). Em ambos, a seleção de Manaus foi oportunizada pelas ações previstas no programa municipal “Viva Mindu”.

 

SEMCOM/SEMMASCLIMA

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

Mais Notícias

Exit mobile version