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Prefeitura de Manaus apresenta dados do 2º bimestre da educação com alcance de metas da Semed

Prefeitura de Manaus apresenta dados do 2º bimestre da educação com alcance de metas da Semed
( Foto: Eliton Santos )

Para acompanhar o crescimento e as dificuldades encontradas na educação municipal, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), apresentou, nesta quinta-feira, 8/9, os dados do rendimento escolar do 2º bimestre, no auditório do órgão, e contou com a participação de chefes, gerentes e assessores das Divisões Distritais Zonais (DDZ) e de departamentos educacionais.

Foram apresentados dados referentes à aprovação do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da educação indígena, além dos índices de estudantes frequentes e de potencial abandono.

Dos 181.058 estudantes do ensino fundamental, 162.369 foram aprovados, o que equivale a 89,7%, com 0,9% de abandono. Em comparação ao 1º bimestre, a Semed alcançou o crescimento de 1,1% nos anos iniciais.

De acordo com o subsecretário de Gestão Educacional, Júnior Mar, o estudo de dados sobre aprovação, abandono, rendimento, entre outros aspectos, é uma forma de olhar para o trabalho desenvolvido na rede municipal de educação e melhorar o que precisa ser melhorado e manter o que tem dado certo.

“Colocar Manaus entre as três melhores capitais do Brasil na educação pública municipal é a meta do prefeito David Almeida e da secretária, Dulce Almeida, e para isso é muito importante estarmos sempre analisando nossos dados. Esse momento com os chefes, gerentes e assessores das DDZ é exatamente para isso, alinharmos nossas ações e juntos encontrarmos uma solução para aquilo que não está muito bom e manter o que está dando certo”, comentou o subsecretário.

A rede municipal de ensino possui mais de 238 mil alunos matriculados e a meta para o 2º bimestre era manter 93,5% frequentes, deste total 6,5% foram infrequentes. Das 49.497 crianças da educação infantil, 46.437 frequentam regularmente, o equivalente a 93,8%. Para recuperar esses alunos, as escolas encaminharam os nomes aos Centros Municipais de Atendimento Sociopsicopedagógico (Cemasp), para que entrasse em contato com a família e trazer o estudante de volta para a escola.

Os dados foram apresentados pelo Departamento de Gestão Educacional (Dege). “A secretaria busca identificar nossas potencialidades, utilizando redimensionamentos pedagógicos, construindo e desenvolvendo novos projetos voltados à alfabetização, anos iniciais e finais, EJA, educação infantil, indígena e também especial, para que de fato a gente consiga trabalhar todo o nosso complemento curricular de forma plena, e desse modo contribuir para o exercício da cidadania dos nossos estudantes”, afirmou o diretor da Dege, Anézio Mar.

Já na EJA, dos 9.499 alunos, 6.339 foram aprovados, isso equivale a 66,7%. A 1ª fase foi a que alcançou o maior percentual, com 84,4% de aprovação. A EJA teve 71,9% de alunos frequentes, alcançando a meta da Semed.

Fonte; ASCOM/SEMCOM

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