Amazônia Sem Fronteira

Cidade

Prefeitura de Manaus anuncia ‘Maratona Aquática da Amazônia’ durante competição que reuniu mais de 260 atletas na praia da Ponta Negra

Prefeitura de Manaus anuncia ‘Maratona Aquática da Amazônia’ durante competição que reuniu mais de 260 atletas na praia da Ponta Negra

O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou, na manhã deste domingo, 15/5, durante a competição aquática Rio Negro Challenge (RNC), a realização da “Maratona Aquática da Amazônia”, no mês de outubro, em alusão ao aniversário da cidade, além da ampliação dos investimentos em esporte.

“Acabamos de fechar uma parceria importante, e já adianto aqui, que em outubro vamos fazer uma maratona aquática mundial na cidade de Manaus, a ‘Maratona Aquática da Amazônia’. Nós queremos trabalhar a transversalidade do esporte com a saúde, transformando Manaus em uma cidade esportiva. Vamos implementar 50 núcleos e esse aberto de hoje vai se tornar contínuo, no primeiro e segundo semestres, atraindo assim, atletas de todo o mundo para a Amazônia, para que possamos divulgar as belezas naturais da nossa cidade e os nossos atletas. Vamos também ampliar os investimentos em esporte”, destacou Almeida.

A RNC reuniu na praia da Ponta Negra, zona Oeste, mais de 260 competidores de diversos lugares do país, com disputa de provas nas distâncias de 2 quilômetros, 4 quilômetros e 6 quilômetros. A competição, realizada pela Associação Aquática Amazonas, contou com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

O atleta Joan Sebastian Penaloza, 14 anos, colombiano radicado em Boa Vista (RR), da equipe Sinpol, conquistou o primeiro lugar na categoria “6K Masculino”, com um tempo de 1h16m40s. A nadadora do Amazonas Kathleen Manoela, também de 14 anos, da equipe Instituto Pedro Nícolas, cruzou a linha de chegada em primeiro lugar na categoria “6K Feminino”, com o tempo de 1h27m23s. Em março deste ano, a atleta ficou no topo do pódio feminino do “Rio Negro Experience”, que aconteceu na comunidade dos Tatuyos, às margens do rio Negro, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé.

O diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, comenta sobre a importância do fomento do turismo esportivo na cidade de Manaus.

“A Prefeitura de Manaus, via Manauscult, está trabalhando de forma unida, no sentido de fomentar a parte do turismo, da cultura, do esporte e da natureza. Tudo isso criando um clima de sustentabilidade, tudo na mesma sintonia do próximo evento que teremos, que será o festival #SouManaus Passo a Paço 2022. Estamos trabalhando para apoiar eventos sérios, fortes e consistentes, como forma de promover o turismo na cidade de Manaus”, afirmou Oliveira.

Divulgação

Um estande de divulgação no local da competição reforçou a ideia da Prefeitura de Manaus de valorizar o potencial turístico da cidade por meio do esporte, com distribuição de kits com guias turísticos e gastronômicos, adereços e artesanatos regionais, além da doação de 200 mudas de plantas frutíferas para os competidores e expectadores.

“A prefeitura é a mola-mestra desse evento. Sem esse apoio ficaria difícil de trabalhar. Nós estamos com uma segurança muito forte, e isso tem um custo alto, e graças ao apoio da prefeitura e da Manauscult, nós conseguimos realizar um grande evento, com 260 pessoas saindo felizes daqui”, contou o organizador-geral do evento esportivo, Pierre Gadelha.

Primeiros colocados em 6 quilômetros

Masculino
1° Joan Sebastian Penaloza
2° Alyson da Silva
3° Rafael Leal

Feminino
1° Kathleen Manoella da Silva
2° Emily Rabelo
3° Yuri Sasai

Fonte: ASCOM/SEMCOM

Mais Notícias