Amazônia Sem Fronteira

Educação

Prefeitura convoca 59 assistentes voluntários de alfabetização para atuarem em escolas da Semed

Prefeitura convoca 59 assistentes voluntários de alfabetização para atuarem em escolas da Semed

Prefeitura convoca 59 assistentes voluntários de alfabetização para atuarem em escolas da Semed

A Prefeitura de Manaus convocou 59 candidatos do cadastro reserva aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) para desempenharem a função de assistente voluntário de alfabetização do programa Tempo de Aprender. A ação ocorre nas sete Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Esta é a segunda convocação dos aprovados, que foi publicada na edição nº 5.334, do Diário Oficial do Município (DOM), desta terça-feira, (3).

Os candidatos devem comparecer nos endereços relacionados no anexo III do edital n° 001/2022 Semed, conforme a DDZ escolhida no ato da inscrição, entre os dias 5 (quinta-feira) e (6) (sexta-feira), no horário de 8h às 12h e de 13h às 17h, para a entrega da documentação exigida no edital. O PSS tem validade de um ano, com duração de oito meses. O programa tem o objetivo de fortalecer o processo de alfabetização de alunos do 1° e 2° ano do ensino fundamental.

A iniciativa é coordenada pela Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage) e de acordo com a chefe do departamento, Hulda Soares, o programa segue as orientações do prefeito David Almeida e da secretária municipal de Educação, Dulce Almeida, em desenvolver as práticas educacionais voltadas à alfabetização.

“Este edital de convocação dos assistentes voluntários reflete o olhar do prefeito David Almeida e da secretária Dulce Almeida, que buscam melhorar o índice da qualidade de ensino da Semed e o de alfabetização dos nossos alunos”, afirmou Hulda.

Conforme a coordenadora municipal do programa, Raimunda Araújo, os convocados irão potencializar as ações do programa. “Os assistentes voluntários de alfabetização são de total relevância para contribuírem e auxiliarem os professores que trabalham com este público-alvo. Com esta segunda convocação, os candidatos terão papel de colaborar e somar nesse processo de fortalecer a alfabetização dessas crianças, visto que o processo da leitura e da escrita é de fundamental importância para a construção da cidadania”, avaliou.

Conceito

O Tempo de Aprender é um programa de alfabetização de âmbito nacional, tendo como base as diretrizes da Política Nacional de Alfabetização (PNA). Assim, abrange ações que atuam no sentido de aprimorar a formação pedagógica e gerencial de docentes e gestores; disponibilizar materiais e recursos baseados em evidências científicas para alunos, professores e gestores educacionais; aprimorar o acompanhamento da aprendizagem dos alunos, por meio de atenção individualizada; e valorizar os professores e gestores de alfabetização.

Fonte: ASCOM/SEMED

Mais Notícias