A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), esteve desde as primeiras horas desta quinta-feira, (20), em todas as áreas da cidade, incluindo a zona rural, para garantir a segurança dos estudantes da rede pública do município. Mais de 150 escolas estavam no roteiro de patrulha dos agentes. Cinco ocorrências foram registradas.
A equipe da Guarda Presente atuou em 166 escolas entre Centros Municipais de Educação (Cmeis) e creches. Um Gabinete de Crise foi montado na sede da Semseg, localizada no bairro Compensa, com monitoramento em tempo real, direto do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), localizado no Parque 10 de Novembro.
De acordo com o secretário da Semseg, Sérgio Fontes, foi disponibilizado o aparato da segurança municipal, e a determinação do prefeito David Almeida era de acompanhar a segurança no ambiente escolar.
“Nossa intenção é atender a determinação do prefeito e garantir todo o aparato de segurança municipal nas escolas, inclusive na zona rural e visitando todas as unidades que estão pedindo o suporte”, disse o titular da pasta.
Leia também:
- Câmara aprova intervenção federal na segurança pública do DF
- Guarda Municipal de Manaus recebe orientações sobre posse e porte de arma de fogo
- Prefeitura de Manaus instaura mais medidas para reforço na segurança escolar
- Ageman terá apoio da nova Guarda Municipal armada durante fiscalização dos serviços públicos delegados
Os agentes de segurança estiveram no perímetro escolar dando suporte aos pais, alunos e professores até o fim do horário e as patrulhas devem continuar nas áreas de maior risco. Até o final do dia cinco estudantes foram encontrados em posse de arma branca durante as diligências.
Nenhuma ocorrência de violência ou agressão no ambiente escolar foi registrada. As equipes da Guarda Presente continuarão atuando nos entornos das escolas municipais até a próxima segunda-feira, 24/4.
Fonte: ASCOM/SEMCOM