As obras do viaduto Rei Pelé, na rotatória do Produtor, zona Leste de Manaus, avançam em ritmo acelerado e alcançam 80% de conclusão. O prefeito David Almeida vistoriou, nesta quinta-feira (6), os trabalhos no complexo viário, considerado uma das maiores intervenções de mobilidade da cidade, com estimativa de entrega para o final de abril deste ano.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
O viaduto Rei Pelé faz parte de um conjunto de obras voltadas para melhorar a fluidez do trânsito nas zonas Norte e Leste da capital. Com 25 mil metros quadrados de área construída, a estrutura vai desafogar o intenso fluxo de veículos na região, garantindo mais agilidade e segurança para motoristas e pedestres.
O prefeito David Almeida ressaltou a importância da obra para a cidade. “A obra chega a 80%. Nossa previsão é de entregar este complexo viário no final do mês de abril. Acabei de ver o cronograma de obras, está tudo em dia. Tenho certeza de que Manaus vai receber um grande presente e, sem dúvida alguma, melhorar a questão do trânsito aqui na zona Leste de Manaus. É uma obra muito complexa e de grande vulto que estamos fazendo na nossa cidade”, disse.
Atualmente, as equipes trabalham na concretagem das paredes da passagem de nível na avenida Itaúba e na armação da laje na avenida Autaz Mirim, estrutura por onde os veículos irão trafegar. Além disso, a obra entra na fase final da instalação dos tirantes definitivos, elementos essenciais para garantir a estabilidade da trincheira, além de mobilidade e segurança aos motoristas e pedestres da zona Leste de Manaus.
“Estamos empenhados em entregar esta obra o mais rápido possível, com a qualidade que a população merece e que o prefeito David Almeida preconiza em sua gestão. O avanço já é visível e cada etapa concluída nos aproxima de um trânsito mais fluido e seguro para quem circula pela zona Leste. O viaduto Rei Pelé vai transformar a mobilidade da região”, destacou o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior.
O engenheiro responsável pela obra, Marcos Saraiva, explicou o andamento dos trabalhos. “Hoje, estamos aplicando o concreto magro da trincheira, em alguns trechos, como forma de regularizar e homogeneizar a superfície, tornando-a uniforme e impedindo que a fundação tenha contato direto com o solo. Também estamos finalizando os tirantes, para proporcionar estabilidade e segurança, e já iniciamos as paredes definitivas, além da laje de cobertura de boa parte da trincheira. Tudo dentro do cronograma para a previsão de entrega no final de abril”, finalizou.
Fase final
Com o avanço das etapas estruturais e a manutenção do cronograma, a expectativa é de que o viaduto Rei Pelé, localizado na rotatória do Produtor, seja entregue dentro do prazo, trazendo benefícios diretos à mobilidade da população.
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui
Em agosto de 2024, uma das alças viárias foi liberada para o tráfego, facilitando o acesso entre as avenidas Autaz Mirim e Camapuã, no sentido Centro-bairro, o que contribuiu para melhorar a fluidez do trânsito na região.
A obra representa um marco para a infraestrutura viária de Manaus, reforçando os investimentos na modernização do trânsito da capital.
Fonte: SEMCOM/ IMMU
👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
👉🏼 Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR