O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou, nesta segunda-feira, (26), a implementação de uma base de assistência às famílias ribeirinhas, para o enfrentamento da estiagem deste ano. Os primeiros serviços se concentrarão na comunidade Nossa Senhora do Livramento, no Tarumã-Mirim, rio Negro, local visitado pelo prefeito durante toda manhã desta segunda-feira. A estimativa é que 40 comunidades sejam atendidas.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
No local, o chefe do Executivo municipal explicou que a escolha da comunidade para ser base do abastecimento e distribuição de suprimentos para as demais áreas do entorno, foi estratégica e que, em breve, outras bases serão organizadas.
“Aqui na comunidade do Livramento vai ser a base do Tarumã-Mirim, onde temos 14 comunidades, faremos também a base do rio Cuieiras, onde temos mais 26, então se juntarmos essas comunidades, nós temos 40 comunidades que serão atendidas nesse colo”, detalhou o prefeito. “Aqui nós temos escola nova, unidade de saúde nova, fizemos uma ponte e nós vamos utilizá-la nessa operação que nós estamos montando para poder trazer ajuda, para trazer mantimento, água, e acima de tudo para trazer dignidade e a presença do poder público nesses lugares”, complementou Almeida.
Durante as ações de assistência, serão utilizados triciclos e quadriciclos para a distribuição de água, alimentos e também kits de higiene para os moradores. Além disso, serão instaladas bombas de captação de água com filtro e tanques para armazenamento de água, que poderão filtrar até 10 mil litros de água por dia, abastecendo as pequenas comunidades.
“Com a falta de água, as pessoas ficam isoladas, então como nós temos na Guarda Municipal os quadriciclos, eles vão atender essas demandas para que a gente possa, além de levar a alimentação, fazer essa distribuição de todos os mantimentos necessários”, explicou o prefeito.
Para os moradores, a iniciativa da prefeitura de se antecipar à estiagem deste ano, que tem a previsão de ser de grandes proporções, é de extrema importância.
“Estamos vendo o que o prefeito está fazendo pela comunidade, ele está olhando pelas pessoas que realmente precisam, porque não é só as pessoas da cidade de Manaus que precisam dessa segurança, nós aqui da comunidade também precisamos, então essa operação é muito necessária para nós”, agradeceu a moradora Elisangela Azevedo.
Equipamentos
A comunidade Nossa Senhora do Livramento também conta com equipamentos de educação e saúde totalmente revitalizados, que servirão como suporte das ações de atendimento aos moradores.
A Unidade de Saúde da Família Rural (USFR) Nossa Senhora do Livramento, foi reinaugurada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), passando de 87,77m2 para 190,89 m2. Segundo a titular da Semsa, Shádia Fraxe, a estrutura está pronta para funcionar como ponto de atenção à saúde para 2.380 usuários das comunidades de Livramento, Agrovila, Julião, Colônia Central, Tupé e grupos das etnias Cipiá, Tikuna, Tatuyos, Tuyukas e Dessanas, que moram naquela região.
“A unidade está completamente preparada, não temos falta de nenhum medicamento, as equipes estão completas, e somente nessa unidade nós temos 30 servidores da saúde para realizar os atendimentos necessários”, informou Fraxe.
Já a escola municipal São José 1 foi entregue após 30 anos da última reforma, passando por uma completa reestruturação, além de também receber os suprimentos necessários para o abastecimento da merenda escolar.
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui
Na comunidade também foi construída uma ponte para promover a acessibilidade segura das famílias, e minimizar os transtornos à população que acessa à comunidade. A estrutura facilitará a distribuição dos mantimentos na área.
Fonte: ASSESSORIA
👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR