O prefeito de Manaus, David Almeida, realizou, nesta sexta-feira (7), a abertura oficial do ano letivo de 2025, que terá o tema “Educação Transforma Vidas”. A cerimônia ocorreu na escola municipal Presidente João Goulart, localizada na rua das Samambaias, bairro Santa Etelvina, zona Norte da capital.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
“Nós oportunizamos as condições de trabalho para todos, e os resultados virão através do dia a dia dentro da sala de aula. Professores, gestores, pedagogos, servidores, cuidem dessas crianças como se elas fossem seus filhos. Lecionem a aula, ensinem a eles o aprendizado que vocês querem que seus filhos tenham. E assim nós vamos ter a melhor educação do Brasil aqui na cidade de Manaus”, afirmou o prefeito.
A rede municipal atenderá cerca de 250 mil alunos em 511 unidades de ensino, distribuídas entre as zonas urbana, rural rodoviária e ribeirinha. Em um ano marcado pela realização do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a Semed tem como meta elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para isso, serão implementadas ações estratégicas para aprimorar o ensino e garantir melhores resultados acadêmicos.
O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, esteve presente no evento e salientou a importância da educação como prioridade na gestão municipal.
“Em qualquer país de primeiro mundo a educação é a atividade principal de uma comunidade. Temos que parar de achar que o ano começa depois do Carnaval. O ano começa na abertura do ano letivo de uma cidade, como hoje. Colocar a educação como prioridade é fazer o que a prefeitura tem feito, avaliar seu grupo de docentes, qualificar, compreender a realidade dos jovens, incluir ferramentas digitais no dia a dia deles e fortalecer atividades extracurriculares”, disse.
O secretário municipal de Educação, Luiz Gonzaga Campos, falou sobre a importância da continuidade na gestão, reconhecendo o trabalho dos ex-secretários e reforçando o compromisso com a melhoria da educação municipal. Ele também enfatizou a qualificação e o comprometimento da equipe da Semed, destacando que esse é o melhor quadro de profissionais com quem já trabalhou.
“Sem demérito nenhum a qualquer outra secretaria, mas nós temos na Semed, o melhor quadro de colaboradores que eu já tive oportunidade de trabalhar e de conhecer. Profissionais comprometidos, qualificados e com muita vontade de fazer”, afirmou Campos.
A moradora Pleiciane Gonçalves, mãe da aluna Layanne Nascimento, do 2º período, expressou a felicidade e confiança na educação municipal, bem como em todo o corpo docente da escola.
“Como mãe, me sinto muito realizada por conseguir uma vaga aqui. Eu realmente queria que minha filha estudasse nesta escola, e vejo que valeu a pena. Quando venho buscar a Layanne, ela não tem nem vontade de ir embora, porque aqui ela se sente bem e é muito acolhida pela professora e pelos colegas”, afirmou a mãe.
A prefeitura também intensificará iniciativas como os programas Educa+Manaus, Alfabetiza+ e Aprende+, que visam fortalecer a qualidade da educação. Com a colaboração de professores, gestores e da comunidade escolar, a meta é posicionar Manaus entre as cidades com os melhores índices educacionais do país.
Alimentação saudável e regionalizada
A alimentação escolar continua sendo uma prioridade da Semed, garantindo que todos os alunos recebam refeições saudáveis e nutritivas, essenciais para o aprendizado.
O cardápio é elaborado por nutricionistas e profissionais da saúde, levando em consideração as particularidades alimentares da região amazônica. As refeições incluem proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais, fundamentais para o desenvolvimento físico e cognitivo dos estudantes. Além disso, a prefeitura assegura a distribuição eficiente dos alimentos e adapta os cardápios para atender alunos com necessidades nutricionais específicas, sempre priorizando a saúde e o bem-estar escolar.
Infraestrutura escolar
O retorno às aulas também marca a entrega de melhorias na infraestrutura das escolas municipais. Entre 2021 e 2024, a prefeitura reconstruiu, reformou e revitalizou 361 unidades de ensino, além de entregar seis novas creches.
Para 2025, 17 escolas estão passando por reformas para oferecer ensino em tempo integral. Cinco delas foram entregues no final de janeiro e as demais serão concluídas até a primeira quinzena de fevereiro. Além disso, cinco escolas rurais estão em fase final de reestruturação, garantindo que os alunos continuem seus estudos sem interrupções.
Até o fim de fevereiro, a rede municipal contará com seis novas unidades, sendo uma creche, um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) e quatro Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). Outras seis unidades passarão, no mesmo período, por ampliação de salas de aula, aumentando a oferta atual de vagas: as creches terão um total de 920 vagas; a educação infantil vai contar com 2.150 vagas; e o ensino fundamental, 6.640 vagas no total.
Educação para o trânsito
Na abertura do calendário escolar, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), apresentou projetos voltados a estudantes, tal como o “Trânsito na Escola”, em que os estudantes têm acesso a atividades lúdicas com informações sobre legislação e comportamentos no trânsito para evitar acidentes.
A metodologia adotada pelo projeto é desenhada para falar a linguagem das crianças, apresentando jogos lúdicos.
Brincadeiras que simulam situações reais de trânsito permitem que as crianças vivenciem e entendam a importância de comportamentos seguros, como a travessia segura nas faixas de pedestres, o respeito aos sinais de trânsito e a conscientização sobre os riscos nas vias. Além de jogos interativos, a simulação de travessia segura é um dos pontos fortes do projeto.
Para a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito do IMMU, Hanara de Souza, a apresentação dessa ação é importante para capilarizar informações sobre regras de trânsito.
“Levamos as orientações sobre educação de trânsito por meio de jogos educativos e vivências reais. Precisamos incentivar e ensinar os futuros condutores, para que façam um trânsito harmonioso e sem acidentes”, destacou.
Ano letivo já começou nas escolas ribeirinhas
A abertura do ano letivo para os mais de 1,5 mil alunos matriculados nas unidades de ensino da zona ribeirinha foi realizada pela Prefeitura de Manaus no último dia 9 de janeiro.
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui
Com isso, os alunos dessas comunidades já iniciaram as atividades escolares, garantindo que o calendário seja cumprido conforme a programação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que prevê 800 horas de atividades pedagógicas.
A antecipação do início das aulas, também atende o planejamento da Prefeitura de Manaus, que busca garantir a regularidade das atividades educacionais, evitando as interrupções causadas pelas cheias sazonais, que dificultam o acesso dos alunos às escolas.
Fonte: SEMCOM/ IMMU
👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
👉🏼 Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR