Amazônia Sem Fronteira

Saúde

População tem até dia 31 de janeiro para se vacinar contra influenza nas unidades da prefeitura

População tem até dia 31 de janeiro para se vacinar contra influenza nas unidades da prefeitura
(Fotos - Divulgação / Semsa)

A Prefeitura de Manaus alerta a população para os últimos dias da atual edição da campanha de vacinação contra a influenza (gripe), prevista para se encerrar no dia 31 de janeiro. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), responsável pela estratégia na capital, reforça que a vacina é indicada para todas as pessoas, a partir dos seis meses de idade, sendo ofertada gratuitamente em mais de 160 salas de imunização da rede municipal, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, reitera que a vacina é a principal forma de prevenção contra a influenza e suas complicações, tendo papel relevante para a redução do risco de internações e óbitos em decorrência da doença.

“A pessoa vacinada tem reforço na proteção, e isso é mais importante ainda agora, na época de chuvas, quando crescem os casos de doenças respiratórias. A vacina hoje está disponível para todas as faixas etárias, por isso aproveite e leve toda a família para receber a dose”, exorta.

De acordo com a secretária, as salas de vacina gerenciadas pela Semsa estão distribuídas em todas as zonas geográficas do município. Entre elas estão unidades de horário ampliado, que atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h, facilitando o acesso a usuários que têm pouco tempo disponível durante a semana.

“A vacina também é ofertada na clínica da família Carmen Nicolau, na zona Norte, que tem atendimento diário, das 8h às 18h, aos sábados, domingos e feriados, e das 7h às 19h, nos demais dias”, relata Shádia.

A lista de salas que ofertam a vacina contra a gripe, com endereços e horários de funcionamento, consta no site manaus.am.gov.br/semsa, no item “Vacinação”, ou ainda pelo link direto bit.ly/salasinfluenza. “Os documentos exigidos para a aplicação da dose são o documento oficial de identidade, CPF ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), e, caso tenha, cartão de vacina”, informa a secretária.

Estratégia

A campanha de vacinação contra a influenza em Manaus iniciou no dia 2 de setembro de 2024, com a meta de imunizar 90% das crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, indígenas, idosos, gestantes e puérperas, até 26 de outubro, além de usuários de outros 14 grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

Conforme Shádia, em razão da baixa cobertura vacinal entre os grupos prioritários, a estratégia foi prorrogada até 31 de janeiro deste ano, desta vez com a oferta da vacina para todas as faixas etárias, a partir dos 6 meses de idade. Até esta segunda-feira, 20/1, conforme dados do Ministério da Saúde, o percentual de vacinação de crianças, idosos, gestantes, puérperas e indígenas na capital chega a 46,26%.

“Todas as pessoas que puderem devem aproveitar a oportunidade de se imunizar neste mês, pois a vacina contra a gripe só será ofertada de novo no próximo semestre, conforme o calendário da campanha no Norte, que segue a sazonalidade das síndromes gripais na região”, ressalta Shádia.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

A secretária reforça que a influenza trivalente, utilizada pelo SUS na vacinação em todo o país, é segura e eficaz, podendo ser administrada com outras do calendário básico nacional.

“É preciso atenção, porém, se a pessoa, de qualquer idade, apresentar quadro febril agudo ou for diagnosticada com Covid-19. Nesses casos, é recomendado esperar pela melhora antes de se vacinar”, conclui.

 

Fonte: SEMCOM/ SEMSA

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
👉🏼 Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

Mais Notícias