Agentes de nove batalhões serão os primeiros a ir para as ruas com equipamento. Previsão para toda a instituição é até fim do ano
A Polícia Militar do Rio de Janeiro atua nesta segunda-feira (30) com câmeras instaladas no uniforme de agentes de nove batalhões. De acordo com o cronograma da instituição, equipes das zonas norte e sul são as primeiras a receber o equipamento.
Os policiais da Companhia Independente do Palácio Guanabara, sede do governo do estado, também usarão as câmeras hoje. Um evento nesta manhã, em Copacabana, marca o início da instalação.
Até o fim deste ano, a previsão é que todos os 39 batalhões e as duas companhias independentes usem as microcâmeras.
De acordo com a PM, os batalhões com uso de equipamento nesta segunda são: Botafogo, Méier, São Cristóvão, Tijuca, Olaria, Ilha do Governador, Copabacana, Leblon e 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (Laranjeiras).
A cada semana, um novo grupo de quartéis deve receber o equipamento. A medida consta no plano apresentado ao STF (Supremo Tribunal Federal) para reduzir a letalidade policial.Segundo o governo do estado, os policiais do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) serão os últimos a receber o equipamento. Na última terça-feira (24), o batalhão fez parte da operação na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, que terminou com 25 pessoas mortas.
Fonte: R7.COM