O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), apresentou, nesta sexta-feira (22), os números que atestam a redução nas ocorrências de crimes de roubo de veículos e ao transporte coletivo em Manaus. Os dados mostram que, entre janeiro e outubro deste ano, houve uma redução de 29% no roubo de veículos, e de 39% em roubo ao transporte coletivo, na comparação com o mesmo período de 2023.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
Esse resultado é reflexo dos investimentos do Governo do Amazonas junto às ações de repressão à criminalidade por meio do programa Amazonas Mais Seguro, desenvolvido pela SSP-AM, Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Polícia Civil (PC-AM), Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Com investimentos que somam mais de R$ 790 milhões, o Governo Estadual reforçou as ações de repressão à criminalidade em Manaus com lanchas blindadas, armamento de grosso calibre, valorização profissional e tecnologia de ponta.
“Esse investimento tem propiciado não só armamento e munição, mas também recursos em tecnologia e recursos humanos que tem feito muita diferença para nós, além da valorização dos nossos profissionais. O governador Wilson Lima foi um dos que mais investiram em segurança pública neste estado e os resultados estão aparecendo de maneira positiva”, destacou o secretário de estado de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida.
Ainda no período de janeiro a outubro de 2024, conforme os dados do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp) da SSP-AM, Manaus também alcançou redução de 19% em homicídios; foram registrados 713 em 2023, e 576 neste ano.
Em relação aos roubos a estabelecimentos comerciais, a redução é de 33%, sendo 1.237 em 2023, e 826 neste ano. No roubo à residência, a SSP-AM registrou uma queda de 26%; foram 398 no ano passado e, em 2024, o número caiu para 296 ocorrências.
Vale destacar que, no crime de latrocínio, o estado está com 40% de redução, sendo a 3° maior redução da região norte e a 6° maior redução nacional. Foram 22 ocorrências no ano de 2023 e, neste ano, 11 registros.
“Hoje temos na delegacia de homicídios um dos maiores índices de resolubilidade do Brasil, e a delegacia vem atuando também no interior para que consigamos tirar esses criminosos e trazer tranquilidade à população”, disse o delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas, Bruno Fraga.
Redução de roubos de aparelho celulares
Entre janeiro a outubro deste ano, a SSP também registrou uma queda de 14% em roubos a aparelhos celulares, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 23.109 registros em 2023, contra 19.971 neste ano.
Em setembro deste ano, o Governo do Amazonas lançou o programa RecuperaFone com o objetivo de resgatar celulares roubados ou furtados, além de desencorajar a compra e o uso de aparelhos adquiridos ilegalmente.
O trabalho é coordenado pelo novo Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC) com o apoio das PC-AM e PMAM. Mais de 500 aparelhos já foram resgatados.
Reduções por zonas de Manaus
A SSP-AM também destacou as reduções por zonas da capital. As zonas centro-oeste e sul obtiveram 68% na redução de furto de celular. Foram registrados, 7.730 em 2023 e, neste ano, 2.450; a zona leste alcançou 56% em redução de roubo no transporte coletivo. Foram registradas, 207 ocorrências em 2023 e 92 em 2024.
Já a zona norte de Manaus foi destaque na redução de roubos em estabelecimentos comerciais com 42%. Os dados mostram que, em 2023, foram registradas 356 ocorrências e, em 2024, o número chegou a 205. Na zona oeste a redução é de 44% em roubos a residência, sendo registrados no ano passado, 50 ocorrências e em 2024, 28 casos. E a zona sul, pela segunda vez consecutiva, é destaque com 40% na redução de homicídios, sendo em 2023 com 123 casos e, neste ano, 74 ocorrências.
Patrulhamento estratégico
“A Polícia Militar trabalha de forma coordenada recebendo os dados de inteligência que são fornecidos pela Secretaria de Segurança, pela Secretaria Adjunta de Inteligência e também pelos nossos policiais que fazem a inteligência da Polícia Militar. Além disso, ocorre o reforço com as Operações Catraca, Rota Segura, Águia e a Demolidor que estão diuturnamente na rua para levar mais segurança e mais polícia para a população”, explicou o comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel Klinger Paiva.
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui
Investimentos
Para auxiliar o trabalho das Forças de Segurança, o Governo do Amazonas tem investido fortemente na aquisição de novos equipamentos como armamentos, munições, drones, e aumento da tecnologia como a inserção de novas câmeras do Sistema “Paredão”, que passou de 500 unidades para mais de 600 aparelhos em toda a capital.
Fonte: ASCOM/SSP-AM
👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR