Desde a pandemia, o home office e as reuniões online se estabeleceram como importantes meios para as empresas manterem o fluxo de trabalho.
A tecnologia é fundamental para essa comunicação corporativa. No entanto, algumas ações precisam de cuidado, principalmente no uso de emojis no ambiente profissional.
Uma pesquisa feita pelas empresas Slack e Duolingo, com mais de 9 mil trabalhadores que faziam expediente híbrido (presencial e de casa) nos Estados Unidos, Ásia e Europa, analisou de que forma essas pessoas usavam, ou não, emojis em mensagens corporativas.
Nas respostas, 53% dos profissionais disseram incluir emojis em mensagens enviadas para colegas do trabalho. Por outro lado, 30% declararam que jamais mandam as “carinhas felizes” para chefes.
Curiosamente, quem tinha cargo de chefe de recursos humanos ou de gerente, em sua maioria, disse que a linguagem com emojis facilita a comunicação, sendo mais eficiente usando menos palavras.
No entanto, alguns dos desenhos, muito populares nos teclados de celulares, são considerados proibidos pelos participantes da pesquisa, como os emojis de beijo, de língua, de fezes e de berinjela.
O emoji que mostra o rosto com a boca sorridente, é usado por 39% das pessoas no ambiente corporativo, pois para elas, representa “positividade em geral”.
Segundo dados da Unicode, existem mais de 3.600 opções de emoji. Ou seja, quantidade não é problema para incluí-los nas mensagens, desde que usadas com responsabilidade no ambiente de trabalho para evitar problemas.
Fonte: R7.COM