De acordo com autora do estudo, é possível que componentes específicos, como os polifenois, possam reduzir os níveis de glicose no sangue
Mas isso não vale para qualquer chá. De acordo com os cientistas da Universidade de Wuhan, na China, as descobertas se aplicam a variedades pretas, verdes ou oolong (um chá chinês tradicional). O estudo acompanhou mais de um milhão de participantes por uma média de dez anos para chegar à conclusão.
Os cientistas creditam o benefício aos flavonoides, que possuem ação antioxidante e mantêm as células saudáveis, ajudando a absorver o açúcar.
A principal autora do estudo, Xiaying Li, da Universidade de Ciência e Tecnologia de Wuhan, na China, descreve os resultados como “empolgantes”.
“Eles sugerem que as pessoas podem fazer algo tão simples quanto beber quatro xícaras de chá por dia para diminuir potencialmente o risco de desenvolver diabetes tipo 2”, diz ela em um comunicado.
Benefício apenas em altas doses
Para esse estudo, foram analisados dados de 19 pesquisas envolvendo 1.076.311 voluntários em oito países. Eles relatam que beber de uma a três xícaras por dia reduziu o risco de diabetes em apenas quatro por cento. No entanto, as pessoas que beberam quatro ou mais viram esse número aumentar significativamente para 17%.
Nossas descobertas sugerem que beber chá é benéfico na redução do risco de diabetes tipo 2, mas apenas em altas doses – pelo menos quatro xícaras por dia”, diz Li. “É possível que componentes específicos do chá, como os polifenois, possam reduzir os níveis de glicose no sangue, mas uma quantidade suficiente desses compostos bioativos pode ser necessária para ser eficaz”, acrescenta.
Fonte: CATRACA LIVRE