Amazônia Sem Fronteira

Economia

Pesquisa da Fecomércio AM revela alto interesse dos consumidores na Black Friday 2024

Pesquisa da Fecomércio AM revela alto interesse dos consumidores na Black Friday 2024
(Foto: Divulgação)

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio AM), por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam), divulga o resultado da Pesquisa de Intenção de Compra do Consumidor para a Black Friday de 2024. O levantamento foi realizado nos dias 1 e 2 de outubro e entrevistou 892 consumidores do comércio varejista.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

A pesquisa aponta que 94% dos entrevistados pretendem ir às compras na Black Friday deste ano, que ocorrerá no dia 29 de novembro. No ano passado, 66% dos entrevistados afirmaram que compraram algo fora do planejamento, durante a Black Friday, demonstrando o poder atrativo da data no Amazonas.

O preço lidera como principal critério de escolha, com 52% das respostas, seguido pela qualidade (24%) e pela diversidade de produtos (8%). Na lista de compras, os consumidores têm intenção de adquirir vestuário (20%), cosméticos e perfumes (18%), celulares e eletroeletrônicos (17%) e calçados (16%).

Para este ano, 70% dos consumidores pretendem gastar entre R$ 81 e R$ 250. Outros 12% estimam gastos entre R$ 251 e R$ 400, enquanto 14% planejam desembolsar mais de R$ 400. Em relação ao pagamento, 58% dos consumidores optarão pelo pagamento à vista (PIX, dinheiro ou débito), e 25% irão utilizar o cartão de crédito.

Locais de Compra

A pesquisa revela que 34% dos entrevistados irão às compras no shopping center, 31% irão nas lojas de bairro e 29% no centro da cidade, indicando que neste ano a data está bastante disputada, uma vez que a média histórica é de 60% a 80% de preferência por shoppings para locais de compra.

Planejamento

A televisão (41%) e as Redes Sociais (25%) são os meios mais utilizados pelos consumidores para acompanhar promoções e ofertas da Black Friday. A pesquisa ainda aponta que 38% dos consumidores pretendem utilizar o 13º salário para pagar dívidas ou poupar para contas de início de ano, enquanto 24% planejam usar o recurso para presentear nas festas de fim de ano.

Para conferir a pesquisa completa, acesse: www.fecomercio-am.org.br

 

Fonte: ASSESSORIA

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

Mais Notícias

Exit mobile version