A famosa porquinha Peppa Pig, desenho animado britânico muito querido pelas crianças, apresentou pela primeira vez, em 18 anos de história, uma família com duas mães.
O 41º episódio foi exibido na nesta terça-feira (6) no Reino Unido e foi muito bem recebido pela comunidade LGBT+ por combater preconceitos e mostrar que o amor e a representatividade importam e muito.
“Muitos daqueles que assistem ao episódio terão duas mães ou dois pais e faz sentido para muitos pais e filhos que suas experiências sejam representadas em um programa infantil cult”, disse à BBC Robbie de Santos, representante da Stonewall, ONG de defesa dos direitos LGBT+.
No episódio, Penny, uma ursa polar, fala para Peppa sobre suas duas mães. “Uma mamãe é médica e a outra cozinha espaguete”, diz Penny. “Eu amo espaguete”, acrescenta. Mais tarde, as duas mulheres são vistas pegando a menina na escola.
Inclusão
A iniciativa, que dá visibilidade às pessoas LGBT+ em uma série infantil, na qual ainda são pouco representadas, foi elogiada nas redes sociais.
“É assim que a inclusão deve ser ensinada às crianças pequenas”, escreveu um usuário do Twitter.
Robbie de Santos descreveu esta primeira aparição de uma família homossexual como “fantástica”.
Assinatura
Embora personagens LGBT+ já tenham aparecido em programas infantis, é a primeira vez em seus 18 anos de história que os criadores de Peppa Pig decidem incluí-los.
Há dois anos, uma petição que já conquistou quase 24 mil assinaturas pedia que uma família com pais do mesmo sexo fosse incluída no programa.
Fonte: SNB