Amazônia Sem Fronteira

Cidade

Pela primeira vez, Santuário celebra a Festa de São José, guardião da Sagrada Família e das famílias, no próximo sábado, (28)

Pela primeira vez, Santuário celebra a Festa de São José, guardião da Sagrada Família e das famílias, no próximo sábado, (28)
(Foto: Divulgação/ Santuário São José Operário)

O Santuário Arquidiocesano São José Operário, localizado no bairro Praça 14 de Janeiro, zona Sul, de Manaus, é conhecido pelo cultivo da devoção a São José, que move devotos de todas as zonas geográficas da região metropolitana de Manaus, a cada dia 19 do mês. Para aprofundar a espiritualidade josefina dos devotos, o Santuário celebra no sábado, (28), às 19h, a 1° novena de São José, Guardião da Sagrada Família e das famílias, dentro da Solenidade da Sagrada Família.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

A celebração ocorre nas dependências do próprio Santuário, tendo como destinatários, além dos devotos, as famílias, casais, noivos, viúvos, além dos grupos de casais missionários e outros grupos envolvidos com o cuidado das famílias da Arquidiocese de Manaus.

De acordo com o Padre Francisco Lima, pároco-reitor do Santuário, o padroeiro do Santuário possui uma forte ligação com as famílias, por isso o Santuário optou neste ano em celebrar com maior ênfase e profundidade esse título de São José, bem como ser o momento propício para reformar o valor e a evangelização das famílias.

“Celebrar São José como Guardião da Sagrada Família e das famílias é reconhecer sua participação especial, pela vontade de Deus, no mistério da encarnação, ou seja, mistério em que o Filho de Deus se fez carne e habitou entre nós, assumindo a nossa humanidade. Então, José assume a responsabilidade de acolher Maria como sua esposa. Assim, José acolhe o projeto de Deus e aquele que Maria gerou seu ventre por obra do Espírito Santo, o menino Jesus. Nosso Salvador. Além disso, a proteção de José se estende a todas as famílias, que procuram viver o amor, a partilha e comunhão, mas também àquelas famílias que passam por momentos de provação”, enfatiza o Salesiano de Dom Bosco (SDB).

Este convite é para todos os fiéis, devotos e peregrinos de São José. As portas do Santuário estão abertas para todos.

“Convido todas as famílias que fazem parte aqui da nossa Paróquia-Santuário São José Operário, mas também todos os devotos e peregrinos de São José para estar conosco neste dia 28, às 19h, fim de celebrar esse momento de agradecimento, apresentar seus pedidos e se consagrar a esse grande homem que recebeu de Deus a tarefa de proteger a família de Nazaré”, incentiva o Pároco-reitor.

Devoção

Para o coordenador do Grupo Casais Missionários do Santuário, Anderson Pardo, há uma grande expectativa para essa celebração, isso porque é a primeira vez que o Santuário prepara uma programação para refletir sobre a missão da guarda josefina com relação à Família de Nazaré e todas as famílias.

“A expectativa é muito grande para receber as famílias em nosso Santuário e que esta iniciativa se transforme em tradição a partir desse ano. Aguardamos a participação dos devotos de São José. Essa iniciativa foi inspirada pelo Espírito Santo e convidamos as famílias para que possam vivenciar esse momento de fé com São José”, conclui o coordenador.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

Liturgia

No primeiro domingo, subsequente à Solenidade do Natal, é celebrada a Solenidade da Sagrada Família, que é composta por Jesus, Maria e José. De acordo com a tradição católica, São José foi escolhido por Deus para ser protetor e guardião da Sagrada Família, sendo crucial no desenvolvimento de Jesus, logo é o “pai adotivo” do Salvador. Por isso, José é considerado modelo de paternidade, esposo fiel, modelo de humildade e exemplo a ser seguido por sua conduta de dedicação à família de Nazaré.

 

Fonte: ASSESSORIA

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

Mais Notícias