A palestra foi ministrada no centro de treinamento do projeto HABJ-Team, academia pioneira de Jiu-Jitsu em Manaus Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), representada pelo delegado-geral adjunto, Guilherme Torres, participou, no sábado (18), de uma palestra de conscientização sobre a rede de proteção à criança e ao adolescente dentro das academias de Jiu-Jitsu. A palestra foi ministrada pelo próprio delegado-geral adjunto, no centro de treinamento do projeto HABJ-Team, localizado no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
O momento de interação entre o delegado-geral adjunto da instituição, que é faixa preta em Jiu-Jitsu, e os pais dos atletas do projeto, faz parte da campanha implementada pela Polícia Civil para conscientizar pais e responsáveis e os mestres de Jiu-Jitsu sobre os cuidados necessários e atenção para com os atletas no ambiente do esporte, em relação aos crimes sexuais.
Segundo o delegado-geral adjunto, a HABJ-Team foi a primeira academia de Manaus a receber as palestras que serão realizadas em parceria com a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca). O mestre da HBJ-Team, Humberto Barbosa Junior, também esteve presente na palestra.
“É uma honra que a HABJ-Team e o professor Humberto tenham sido os primeiros a estar conosco neste ciclo de palestras. Tivemos a oportunidade de abordar sobre o Código de Conduta para Professores de Academia BJJ: Prevenção de Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, que foi implementado na semana passada e já está sendo aderido pelas Federações de Jiu-Jitsu, fazendo com que as academias estejam firmes nesse compromisso com os pais”, disse o delegado-geral adjunto.
Para o mestre da HABJ-Team, o Código de Conduta é muito importante para os centros de treinamentos, uma vez que vai alertar os pais e responsáveis sobre os sinais de abusos sexuais e fornecer orientações sobre como prevenir e lidar com essas situações, garantindo a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes envolvidos nas atividades.
“É fundamental que as academias de Jiu-Jitsu se tornem ambientes seguros, onde a conscientização sobre a proteção à criança e ao adolescente seja prioridade, garantindo que os atletas estejam longe de qualquer tipo de violência ou abuso”, mencionou o mestre.
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui
A psicóloga Elizângela Mota, e mãe de um dos atletas da HABJ-Team, participou da palestra ministrada pelo delegado-geral adjunto e considerou de grande relevância o conhecimento disseminado na palestra e salientou que o abuso sexual é uma questão que necessita de bastante diálogo e de prevenção nos ambientes educativos e, especialmente, no seio familiar.
“A família é a base de tudo, ela precisa estar atenta aos sinais e evitar que essas situações aconteçam, por meio do diálogo, da sensibilização e do acolhimento às crianças e aos adolescentes. Eu fico muito feliz que o meu filho faça parte aqui dessa rede de cuidado e de apoio”, falou Elizângela.
Fonte: ASCOM/PC-AM
👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
👉🏼 Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR