Amazônia Sem Fronteira

Cidade

Parque Gigantes da Floresta recebeu mais de 25 mil pessoas na inauguração da segunda etapa

Com inauguração da segunda etapa do Gigantes da Floresta, parque recebe mais de 25 mil pessoas

Parque Gigantes da Floresta recebeu mais de 25 mil pessoas na inauguração da segunda etapa
(Fotos: Clóvis Miranda, Phil Limma, Elton Viana e Antônio Pereira / Semcom)

Com mais um número recorde para a conta, o parque Gigantes da Floresta, obra inaugurada pela Prefeitura de Manaus, em duas etapas, com 7 cenários e portal, recebeu, nesta quinta-feira, (10), um público de mais de 25 mil pessoas de 16h até as 21h.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

Passaram pelas catracas de contagem do parque exatas 25.695 pessoas, que foram não apenas visitar o lugar, mas também participar da inauguração do sétimo cenário, com o ninho de ave gigante, o orquidário e os insetos, a nova área aberta no Gigantes da Floresta, com mais de 500 elementos, cenografia, esculturas artísticas, iluminação e cinco mil metros de grama sintética.

E quem fez muita festa ontem foi a criançada, especialmente os menores, de 2 a 10 anos, interagindo entre túneis imersivos, balanços e conjuntos de playground, escorregando para a alegria, com sorrisos e gritos de felicidade.

A jovem Sury Souza, 19 anos, era uma das visitantes do Gigantes bem satisfeita com o projeto entregue para a população, visando atender especialmente aos residentes nas zonas Leste e Norte. “Nosso prefeito disponibilizou o parque e acredito que é um sucesso de público. A gente não tinha essa parte de lazer, recreativa. É um ótimo investimento, algo bom, de fácil acesso e gratuito. E estamos nos divertindo”, disse ela, com a família.

No novo cenário, perto do orquidário, foram instalados sete conjuntos de playgrounds, escorregadores e túneis, que ficaram cheios de crianças. Nestes brinquedos, as idades variam de até 6 anos, de 4 anos a 8 anos, e de 4 anos a 10 anos. Crianças menores de 5 anos devem estar acompanhadas de um adulto para realizar as brincadeiras em segurança.

O cenário 7 é formado por uma composição de fauna e flora amazônicas mais inspirada no realismo fantástico, com exuberantes cores, efeitos de luz e lúdicas, além da contemplação e de vários ângulos instagramáveis. Também passa a ser um point instagramável o portal de entrada, em formato de “M”, sustentando 12 esculturas de animais. E na base do “M” estão cascatas formando um belíssimo chafariz. A letra “M” é uma homenagem para a cidade de Manaus e para a tribo dos Manaós.

Bom uso

Com a inauguração do novo cenário, dando ao Gigantes da Floresta mais de 1,2 mil elementos artísticos, cênicos e esculturas de todos os tamanhos, a Prefeitura reforça a atenção às normas básicas, de funcionamento e de convívio social saudável para que todos possam aproveitar a área pública e única da capital e Região Norte, com alto padrão de qualidade, acabamento e beleza. Os animais do parque são gigantes, lúdicos, “fofos”, instragramáveis e inspiram muita imaginação sobre a Amazônia.

O parque funciona de quarta a sexta-feira, das 16h às 21h, e nos sábados, domingos e feriados, das 9h às 21h. As segundas e terças-feiras, o Gigantes da Floresta fica fechado para manutenção de brinquedos, das estruturas gigantes e da praça molhada de 3,6 mil metros quadrados. A lâmina do espelho d’água terá 25 centímetros.

O complexo tem gestão das secretarias municipais de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) e de Limpeza Urbana (Semulsp), para garantir segurança patrimonial e dos frequentadores, além de combater o comércio ilegal de ambulantes e manter a área limpa e cuidada. O projeto arquitetônico é de autoria do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

“É fundamental que se respeite o espaço, o bem público e os equipamentos instalados, assim como o uso de cada lugar, tendo atenção com as placas informativas da utilização dos gigantes e animais, dos playgrounds, balanços e de toda a estrutura como um todo”, explicou o diretor de Planejamento do Implurb, o arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

Os cenários e brinquedos têm placas indicativas de bom uso, com avisos que informam a necessidade de ter um responsável acompanhando as crianças menores de 8 anos; e que pets não serão permitidos no local, para evitar contaminação por fezes e xixi dos animais nas áreas dos brinquedos, servindo de proteção à saúde dos pequenos.

“Bem-vindo ao parque Gigantes da Floresta. Prepare-se para uma aventura inesquecível no coração da natureza, onde você terá a oportunidade de conhecer de perto algumas das criaturas mais fascinantes do reino animal. Aqui, você encontrará uma mistura incrível de diversão, aprendizado e respeito com nossos amigos de pelos, penas e escamas”, esta mensagem é uma das divulgadas pelo sistema de som do Gigantes ao público, assim como dicas e orientações, como de uso da água de forma consciente, e informações sobre a fauna e flora amazônicas.

Equipes de monitores vão auxiliar, orientar e cuidar do bom uso e entretenimento das crianças e jovens nos cenários durante o funcionamento do parque. O espaço possui um conjunto de banheiros masculino, feminino, Pessoas com Deficiência (PcD) e para a família.

Área molhada

Na área molhada foram instaladas mais placas informativas e um local de espera para pais, mães e responsáveis pelas crianças de 6 a 12 anos, que entram sozinhas no cenário. Crianças menores de 6 anos devem entrar no espaço acompanhadas de um responsável. Na praça molhada só são permitidas crianças de até 12 anos de idade.

Logo no acesso ao túnel de jatos d’água, há placa informativa sobre o uso de trajes de banho adequados. Não é permitido entrar de calça jeans, vestidos, saias, roupas de baixo, sapato, sandálias e outros similares.

Não é permitido

Entre as regras básicas do parque, como ocorre em outros espaços públicos municipais, o comércio ambulante não será autorizado pela prefeitura. Não será permitido o uso de aparelhos sonoros ou instrumentos por frequentadores.

Regras de bom uso e convívio

– É responsabilidade individual de cada visitante o descarte correto do lixo, há lixeiras espalhadas em todo o espaço;
– Crianças devem estar acompanhadas de seus pais ou responsáveis;
– É proibida a retirada de peças dos brinquedos e animais;
– É proibido executar qualquer tipo de depredação aos ambientes do parque e às suas estruturas de apoio. Por depredação entende-se: destruição de estruturas, pichação, rabiscos, cortes com faca, marcações de todos os tipos;
– Não é permitido o uso de aparelhos sonoros ou instrumentos.

Playground

– O playground destina-se à recreação infantil;
– 12 anos é a idade máxima permitida, verifique a informação no próprio equipamento, brinquedo ou cenário;
– Crianças devem estar sempre acompanhadas por seus pais ou responsáveis.

 

Fonte: ASSESSORIA

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

Mais Notícias