Amazônia Sem Fronteira

Cultura

Parintins 2023: Transmissão da 1ª noite do 56º Festival de Parintins emociona torcedores no Largo São Sebastião

No Largo de São Sebastião, transmissão da última noite do 56º Festival de Parintins encanta torcedores
(Foto: Antônio Lima/Secom)

A primeira noite de transmissão do 56º Festival de Parintins, que aconteceu nesta sexta-feira (30), e emocionou os torcedores que acompanharam o espetáculo ao vivo no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus. A disputa entre os bois-bumbás Caprichoso e Garantido reuniu os brincantes apaixonados que animaram um dos principais pontos turísticos da capital. A transmissão também acontece no sábado e domingo (1º e 02/07). 

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

A iniciativa é promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC). A programação alternativa é gratuita para os brincantes no período do Festival na Ilha Tupinambarana. Este ano, pela primeira vez, o Estado também transmitiu a Festa dos Visitantes no Largo. 

Para recepcionar o público no espaço, uma estrutura com telão foi montada, além de cadeiras e reforço na segurança. De acordo com a Secretaria de Cultura, a transmissão atende aos pedidos daqueles que não conseguiram ir a Parintins. Esta é a segunda transmissão do Governo do Estado, que deve continuar acontecendo nos próximos festivais. 

Mesmo que o público tenha assistido ao espetáculo em telões no Largo São Sebastião, torcedores não deixaram a animação de lado, Geremias Silva, de 37 anos, torcedor do boi Garantido, que abriu a primeira noite do Festival, contou que a emoção chega próximo de estar presencialmente na Arena do Bumbódromo.

“Meu desejo era estar em Parintins, porque eu vou todo ano. Mas vim assistir na frente desse ícone que é o Teatro Amazonas, através desse telão, graças ao Governo do Estado, que fez uma estrutura maravilhosa. Estou com todas as toadas na ponta da língua. A gente canta, a gente dança, a gente grita, isso é emoção”, disse o torcedor.

A estudante Aysha Cabral, 19, veio com um grupo de amigos prestigiar o Festival. Ela que é torcedora do boi Caprichoso, que encerrou a primeira noite, explicou que a rivalidade no grupo é bem tranquila, mas que está confiante da vitória azulada este ano.  

“Quando um está na Arena, o outro quieta, e assim vamos nos divertindo. A nossa cultura é tão forte que chega ao estado inteiro. Estou muito feliz de estar aqui prestigiando o boi que eu amo. Estou muito ansiosa, mas confiante, tenho certeza que o Caprichoso vai levar o título este ano”, enfatizou a torcedora. 

Regras das torcidas

Assim como acontece na Arena do Bumbódromo, em Parintins, no Largo de São Sebastião algumas regras foram criadas pelos próprios brincantes: no momento da apresentação de um boi, os torcedores ocupam as cadeiras posicionadas em frente ao telão e os brincantes do contrário permanecem em total silêncio. Ao final do espetáculo, os torcedores do outro boi assumem as cadeiras para assistir à transmissão.

Programação

Na segunda e terceira noites de apresentação dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, a transmissão será das 19h às 2h30.

Fonte: REPÓRTER PARINTINS

Mais Notícias