Amazônia Sem Fronteira

Amazonas

“Para mim, o Prato Cheio é uma segurança”, diz beneficiária do Prato Cheio de Tefé

Unidade foi inaugurada em 2022, durante gestão do governador Wilson Lima

“Para mim, o Prato Cheio é uma segurança”, diz beneficiária do Prato Cheio de Tefé
(Foto: Arquivo/Secom)

Acesso permanente à uma alimentação adequada em qualidade e quantidade. É assim que Maria Lucimar Mendes, de 46 anos, explica a importância do Prato Cheio do município de Tefé (distante 523 quilômetros de Manaus) na rotina alimentar dela e dos filhos. Criado pelo governador Wilson Lima, em março de 2022, o espaço já serviu mais de 256 mil refeições.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

A história de Maria é a de muitos brasileiros que convivem com a insegurança alimentar. Mãe de oito filhos e dona de casa, a tefeense ressalta que, antes da chegada do Prato Cheio, a alimentação em casa era bastante restrita. Quase 3 anos depois de sua inauguração, a unidade hoje é sinônimo de segurança para a família.

“O Prato Cheio tem sido muito importante para mim e todos me tratam muito bem. Antes dele chegar aqui, era muito difícil, porque minha alimentação era com ovos, salsichas e agora tenho um cardápio diferente todo dia. Saio de barriga cheia com meus filhos e bem feliz. Para mim, o Prato Cheio é uma segurança”, falou a beneficiária, Maria Lucimar Mendes.

Outra beneficiária que frequenta o espaço é a Nilziete Amorim, 46, que ressaltou a importância do programa também atender as pessoas em situação de rua.

“Aqui no Prato Cheio há muitos moradores em situação de rua e que não tem condições financeiras. Desde que o Governo do Amazonas criou essa unidade, melhorou muito aqui para a gente. As pessoas passavam por muitas dificuldades e a comida aqui é boa, além do ambiente ser muito confortável”, disse a beneficiária, Nilziete Amorim.

Para a gerente da unidade de Tefé, Ivony Cavalcante, o serviço do Governo do Amazonas cumpre um papel social muito além da garantia da segurança alimentar, pois permite que os frequentadores se sintam acolhidos pela equipe.

“Eu amo trabalhar aqui, porque você escuta as histórias e acolhe as pessoas também. O Prato Cheio é muito importante e conseguimos atender mais de 400 pessoas por dia. Para muitas delas, é aqui que fazem a primeira refeição, então o programa transformou a realidade de Tefé”, declarou a gerente do Prato Cheio do município, Ivony Cavalcante.

Prato Cheio

O Prato Cheio foi criado pelo Governo do Amazonas e é administrado pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e pela Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam). Somente em 2024, o programa serviu 5 milhões de refeições na capital e interior.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

O programa é dividido em dois serviços distintos: os restaurantes populares, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 11 às 13h, com refeições no valor simbólico de R$ 1; e as cozinhas populares, nas quais a sopa é gratuita e cada pessoa atendida tem direito a 1 litro de alimento, de segunda a sábado, também das 11h às 13h. Os cardápios são preparados por nutricionistas e variam de acordo com o dia da semana.

 

Fonte: ASCOM/ SECOM

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
👉🏼 Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

Mais Notícias