A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) de forma integrada com as polícias Militar (PMAM) e Civil (PC-AM) deflagrou, no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), a operação Impacto. A ação, que conta com apoio de órgãos fiscalizadores do trânsito, visa o combate aos crimes de tráfico de drogas, roubos de veículos, celulares e os homicídios. O trabalho é desencadeado, simultaneamente, na capital amazonense.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
O secretário de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida, destacou as reduções criminais registradas no município de Iranduba, no ano passado, e explicou que neste ano todas as ações serão reforçadas. Almeida falou, ainda, sobre as ações realizadas na Região Metropolitana.
“A operação impacto da Região Metropolitana, na semana passada, esteve no município de Manacapuru e, nesta semana, no município de Iranduba, aliás, essa cidade em que obtivemos recordes históricos no ano passado. Em 2023, registramos 39 homicídios e em 2024 foram 11, isso equivale a uma redução de 71%. Roubos no geral caíram 28%, roubo a residência 27% e roubo a transeuntes 20%. São números espetaculares, resultado do trabalho integrado da PM e PC”, disse o secretário.
Ações ostensivas
O comandante da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), major Júlio Gonçalves, explicou sobre o trabalho ostensivo que vem sendo realizado no município para combater o tráfico de drogas e outros crimes.
“Temos aqui no município de Iranduba o bairro Novo Amanhecer, onde há intenso tráfico de drogas, e nós temos a visão de intensificar o policiamento nesta área. O nosso objetivo é de trazer segurança para os moradores e garantir mais reduções criminais com as nossas ações de policiamento ostensivo”, explicou o comandante.
Durante a operação, o diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), delegado Paulo Mavignier, ressaltou os investimentos que foram realizados no interior do Estado e o trabalho para combater crimes como tráfico e exploração de crianças e adolescentes nos municípios.
“A Polícia Civil está somando esforços com a SSP e PMAM, para que a população de Iranduba possa dormir em paz. Estamos trabalhando duro no interior do Estado, apresentando números recordes fruto do investimento feito com reforço de delegados, investigadores e escrivães. Por isso, estamos trazendo resultados ainda maiores, confiança para a população do interior e, principalmente, no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes”, ressaltou o delegado.
Aprovação da população
Presenciando com frequências as ações ostensivas e preventivas, a população de Iranduba destacou o empenho e o trabalho realizado pelas Forças de Segurança. “Esse tipo de abordagem é muito importante para a nossa segurança do município, eu sou morador de Iranduba e fico feliz de ver o empenho da polícia”, disse o patrulheiro de alarme, Renato Silva.
Na ação também estava sendo realizada uma busca ativa de celulares com restrição de roubo ou furto, por meio do Programa RecuperaFone. “Nós ficamos mais tranquilos, pelo fato de ter esse sistema que pode verificar se o telefone é furtado ou roubado, isso é uma segurança a mais para o cidadão de bem. E esse tipo de operação é bom porque evita que essas pessoas ruins possam cometer assaltos ou outros crimes”, explicou o técnico em manutenção, Anderson Fernandes.
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui
Abordagens
No total dos dois dias, foram verificados pelos aparatos tecnológicos da SSP-AM, cerca de 873 veículos. Sendo 78 com alguma restrição irregular. Além disso, 50 aparelhos celulares foram verificados na ação se há restrições de roubo ou furto. Até o momento, um suspeito foi preso por recuperação, após ser flagrado conduzindo uma moto com restrição de roubo.
Fonte: ASCOM/ SSP-AM
👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
👉🏼 Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR