Em tempos de preços elevados de combustíveis, pesquisadores do Laboratório Fotovoltaica, da Universidade Federal de Santa Catarina, tiveram uma ideia incrível para ajudar condutores. Eles criaram um ônibus que funciona a partir da energia solar!
O primeiro do eBus, foi 100% desenvolvido e montado no Brasil. O veículo já percorreu mais de 100 mil quilômetros sem gastar uma gota de combustível fóssil e o resultado tem sido muito comemorado pela equipe envolvida no projeto.
A recarga acontece na própria sede do Laboratório Fotovoltaica. Atualmente, o eBus é utilizado para transportar alunos, professores e visitantes que frequentam o campus da UFSC e vêm do Norte da Ilha de Florianópolis.
Sustentável e econômico
O ônibus solar resolve dois grandes problemas comuns: o gasto elevado com combustível e a emissão de gases nocivos ao meio ambiente.
O eBus conta ainda com um Sistema de Frenagem Regenerativa. Isso quer dizer que o movimento das rodas e o freio do veículo produzem energia cinética.
Essa energia é transformada em eletricidade e devolvida às baterias do ônibus para que também possam contribuir para o seu funcionamento. Legal, né?
O protótipo foi desenvolvido em 2017 e faz o percurso diário de 50 quilômetros entre o campus da UFSC e o Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar Fotovoltaica, no Sapiens Parque, com a redução em um terço no tempo gasto para o deslocamento.
O ônibus traz ainda o conceito de “Deslocamento Produtivo”, com sistemas de Internet Wi-fi de alta velocidade à bordo, além de uma mesa de reuniões para que professores e estudantes.
Transporte público brasileiro
Com a implementação do eBus os pesquisadores conseguem analisar dados para a análise de viabilidade da tecnologia nele instalada.
A intenção dos estudantes é se aprofundar no funcionamento do ônibus solar para, futuramente, poder implementar a tecnologia no transporte público de todo o Brasil. Já pensou?
O projeto inédito é fruto de uma parceria entre a companhia brasileira WEG e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O próprio Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações aportou quase R$ 1 milhão para o desenvolvimento tecnológico do projeto.
Embora a parceria com governo federal tenha terminado em junho desta ano, a USFC já anunciou que pretende levar adiante o aprimoramento e os estudo com o ônibus elétrico.
Fonte: SNB