Amazônia Sem Fronteira

Mundo

Ondas de calor na Europa fazem temperaturas passar dos 40°C antes do auge do verão

Ondas de calor na Europa fazem temperaturas passar dos 40°C antes do auge do verão
REPRODUÇÃO

Continente registra aumento recorde que afeta a rotina das pessoas e pode ter consequências graves para idosos e crianças

O verão na Europa começou em 21 de junho e, embora seu auge seja só em agosto, o continente está registrando recordes de temperaturas. Na França e na Espanha, por exemplo, os termômetros passaram dos 40°C. O recorde de 2021 foi 48,8°C em Sicília, na Itália, segundo o Serviço de Informação Agrometeorológica da Sicília.

As marcas incomuns para essa época do ano são por conta da chamada “onda de calor”. De acordo com Wilson Roseghini, climatologista e professor da UFPR (Universidade Federal do Paraná), as ondas de calor são classificadas como um período no qual as temperaturas ficam muito acima da média por vários dias seguidos.

“Você tem uma série histórica de dados climáticos, de dados meteorológicos, que são coletados numa região e esses dados têm um valor médio, então tudo que ficar acima desse valor, acima do esperado, é uma anomalia positiva de temperatura”, explica Roseghini.

Eliane Arcuri é brasileira e vai completar, em novembro, quatro anos morando na Europa. Nos primeiros três, ela vivia em Milão, na Itália, onde diz nunca ter presenciado tanto calor como agora em Madri, na Espanha, local em que reside atualmente.

Ela conta que, além de quentes, os últimos dias estão extremamente secos e sem vento. A situação afeta a rotina das pessoas que precisam sair de casa nos dias abafados.

Fonte: R7.COM

Mais Notícias