Amazônia Sem Fronteira

Política

‘Onda 44’: Roberto Cidade dobra preferência entre eleitores e empata tecnicamente com prefeito, diz pesquisa Quaest

'Onda 44': Roberto Cidade dobra preferência entre eleitores e empata tecnicamente com prefeito, diz pesquisa Quaest
(Foto: Divulgação)

O candidato a prefeito de Manaus pelo União Brasil, Roberto Cidade, está empatado tecnicamente no cenário espontâneo com David Almeida (Avante) na disputa pela Prefeitura de Manaus, de acordo com a segunda pesquisa realizada pelo Instituto Quaest, contratada pela Rede Amazônica, e divulgada nesta segunda-feira (16).

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

O deputado estadual Roberto Cidade recebeu 14% da preferência dos eleitores manauaras no cenário, onde o pesquisador pergunta do cidadão em quem ele votará no pleito, sem apresentar nome, foto e partido do candidato. David Almeida obteve 19% das intenções de votos.

Considerando a margem de erro de 3% para mais ou para menos, Cidade chega a 17% no cenário mais favorável, enquanto o prefeito varia para 16%. Ou seja, Cidade e Almeida estão empatados tecnicamente.

A sondagem revelou que Cidade praticamente dobrou o percentual de votos no cenário espontâneo entre a pesquisa divulgada no dia 26 de agosto para a de hoje, passando de 8% para 14%.

Estimulada

Na pesquisa estimulada, quando o pesquisador apresenta nome, foto e partido do candidato, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), Roberto Cidade, aparece na 2ª colocação com um crescimento de quatro pontos percentuais no período entre as duas pesquisas realizadas. Cidade obteve 19% das intenções de votos do eleitorado, na amostragem desta segunda-feira.

Ao consideramos a margem de erro, o líder da chapa “Manaus Merece Mais” chega a 22%.
Já o deputado federal Amom Mandel caiu de 17% para 15%.

A pesquisa foi realizada com 900 eleitores, entre os dias 13 e 15 de setembro, sob o registro no Tribunal Superior Eleitoral com o número AM-02587/2024. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Pesquisas

Este é o quarto estudo eleitoral consecutivo que aponta Roberto Cidade no 2º turno das Eleições 2024. Na sexta-feira (13/09), o Instituto Pontual Pesquisas mostrou Roberto Cidade com 21,1% das intenções de votos no cenário estimulado.

Com a margem de erro de 3% para mais ou para menos, Cidade alcança o percentual de 24,1% na melhor das hipóteses da amostragem (AM-09061/2024).

Na pesquisa (AM-07169/2024) divulgada na última quinta-feira (12), o Instituto Perspectiva Pesquisa e Opinião divulgou a 3ª sondagem apontando Cidade com 22,7% no cenário estimulado. Em menos de 30 dias, Cidade saiu de 13,5% das intenções de votos registradas no dia 16 de agosto, para 22,7% das intenções de votos, apresentando um crescimento de 9,2%.

Já a sondagem (AM-03408/2024) realizada pela empresa 100% Cidades, em parceria com a Futura Inteligência, divulgada no dia 4 de setembro pela Revista Exame, demonstrou que Cidade é o único postulante na corrida eleitoral que vence o atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), no segundo 2º turno das Eleições 2024. De acordo com o instituto, Cidade aparece empatado tecnicamente com o prefeito.

Segundo a amostragem, o deputado estadual Roberto Cidade obteve 20% das intenções de votos; 5,3% a menos que o atual prefeito. Em um confronto de 2º turno, Cidade venceria David com 41,6%. Pela margem de erro da pesquisa, que é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, o Cidade e David estão tecnicamente empatados.

Coligação “Manaus Merece Mais”

Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade é o candidato que construiu o maior arco de alianças desta eleição em Manaus.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

Além do União Brasil, fazem parte da coligação “Manaus Merece Mais” o Progressistas (PP), do candidato a vice, Coronel Menezes; o Republicanos, o Podemos, o Partido da Mulher Brasileira (PMB), o Partido da Renovação Democrática (PRD) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB).

 

Fonte: ASSESSORIA

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

Mais Notícias