Amazônia Sem Fronteira

Saúde

Nutricionista dá dicas importantes para manter uma boa alimentação na Páscoa

Nutricionista dá dicas importantes para manter uma boa alimentação na Páscoa

Optar por pratos cozidos, grelhados ou preparados ao forno, é a melhor opção para quem deseja manter o equilíbrio

A Páscoa é um momento muito aguardado pelas famílias, que se reúnem para celebrar a vida e renovar o espírito. A data é também marcada por mesas fartas e muito chocolate, não somente no domingo de Páscoa, mas durante as comemorações que se estendem durante a semana, no trabalho, com amigos e familiares.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

Manter uma boa alimentação no período é difícil, mas é perfeitamente possível, garante a nutricionista da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Daíse Cunha.

Com o intuito de evitar excessos que possam afetar a saúde e garantir um equilíbrio nutricional adequado, ela compartilha dicas importantes para manter uma boa alimentação durante as festividades.

Técnica em Alimentação e Nutrição da SES-AM, Daíse Cunha ressalta que, na Páscoa, é muito comum o consumo muitas vezes exagerado de frituras e diversos tipos de chocolates, o que pode ser prejudicial à saúde.

A maioria das receitas de sobremesas, neste período, envolvem o chocolate como ingrediente. Por isso, ela orienta substituir o chocolate ao leite por um meio amargo ou com mais de 70% de cacau, o que torna o prato um pouco mais saudável.

Além disso, Daíse Cunha indica usar creme de leite light ou zero gordura e fazer sobremesas que tenham fontes de fibra na receita, com o uso de castanha, chia, farinha de linhaça ou aveia.

Controle

“Para controlar a ingestão excessiva de doces, consuma pequenas quantidades, priorizando sempre os chocolates meio amargo ou amargo. Não precisa deixar de comer, pois é um alimento que favorece a produção de endorfinas, hormônios que atuam no nosso bem-estar, bom humor e são protetores cardiovasculares”, explicou.

É recomendado, também, evitar o chocolate branco, diz ela, por concentrar mais gordura e não oferecer nenhum benefício para a saúde, bem como incluir frutas da nossa região nas sobremesas.

Ainda de acordo com a nutricionista, os pratos salgados mais indicados são os cozidos, grelhados ou feitos ao forno, sempre acompanhados de uma salada, mantendo o equilíbrio de carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

A especialista lembra que o período pode ser aproveitado, desde que, ao final, a rotina saudável seja retomada. “Pode consumir, sim, um pouco mais de doces, nas confraternizações entre amigos, no trabalho, na família, sem nenhum problema. Mas depois, é voltar para a rotina saudável, ter sempre uma fonte de fibras e vegetais na alimentação, não esquecendo de se manter bem hidratado”, conclui.

Fonte: ASCOM/SES-AM

Mais Notícias

Continue in browser
To install tap Add to Home Screen
Add to Home Screen
Amazônia Sem Fronteira
Get our web app. It won't take up space on your phone.
Install
See this post in...
Amazônia Sem Fronteira
Chrome
Add Amazônia Sem Fronteira to Home Screen
Close

For an optimized experience on mobile, add Amazônia Sem Fronteira shortcut to your mobile device's home screen

1) Press the share button on your browser's menu bar
2) Press 'Add to Home Screen'.