Amazônia Sem Fronteira

Mundo

Número de mortos na ‘nevasca do século’ nos EUA chega a 53

Número de mortos na 'nevasca do século' nos EUA chega a 53

Número de mortos na 'nevasca do século' nos EUA chega a 53
( Foto: Reprodução )

Frio extremo foi acompanhado por muita neve e fortes ventos, sobretudo na região dos Grandes Lagos

O total de mortes confirmadas pelas autoridades em nove estados nos Estados Unidos chegou a 53, 31 delas no condado de Erie, que inclui a cidade de Buffalo, Nova York, onde o presidente Joe Biden decretou “estado de emergência” na segunda-feira (26).

As autoridades temem um número maior de vítimas, à medida que as equipes de socorro avançam pelas áreas afetadas.

O mau tempo que atinge o país há uma semana começou a diminuir nesta quarta-feira (28) no leste e no centro-oeste. “Esta é claramente a nevasca do século”, afirmou na segunda-feira a governadora do estado de Nova York, Kathy Hochul.

O serviço meteorológico americano (National Weather Service, NWS) prevê um aumento das temperaturas em torno de 10°C até o fim da semana, mas alerta para “condições de tráfego perigosas”.

O frio extremo que atingiu os Estados Unidos foi acompanhado por fortes nevascas e ventos, sobretudo na região dos Grandes Lagos, o que provocou cenas de caos no transporte rodoviário e aéreo e forçou o cancelamento de milhares de voos.

De acordo com o site de rastreamento FlightAware.com, mais de 5.900 voos foram cancelados na terça e quarta-feira.

Buffalo sob a neve


Muitos voos são operados pela Southwest Airlines, que cancelou mais de 60% de suas rotas devido a problemas logísticos, o que gerou críticas do Departamento de Transportes, que se declarou “preocupado com a taxa inaceitável de cancelamentos da Southwest”.

O CEO da Southwest, Bob Jordan, disse na terça-feira que “lamentava muito” a situação. Ele afirmou em um vídeo que “um grande esforço para estabilizar a empresa” estava em curso.

“Estamos nos recuperando de uma das piores nevascas que já vimos, infelizmente com o maior número de mortos que já tivemos”, lamentou uma autoridade do condado de Erie, Mark Poloncarz.

Fonte: R7.COM

Mais Notícias