O Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar (Nise), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, participou da Sessão Especial promovida pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), em alusão ao “Dia das Crianças”, comemorado no dia 12 de outubro. A solenidade reuniu representantes de diferentes instituições voltadas aos direitos e proteção das crianças, além de alunos da rede estadual de ensino.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
Durante a sessão especial, o coordenador do Nise, delegado da Polícia Civil, Denis Pinho, destacou a criação do núcleo de inteligência na rede estadual de ensino, sua atuação no ambiente escolar e apresentou os resultados obtidos a partir deste trabalho interinstitucional.
O núcleo integra o plano de ações do Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar e é um programa pioneiro desenvolvido pelo Governo do Amazonas que atua no ambiente escolar a fim de garantir a cultura de paz nas escolas.
“O Nise vem realizando um trabalho sistemático de monitoramento e acompanhamento em ambiente escolar. Desde então, tivemos resultados positivos, mais de 130 ocorrências foram evitadas nas escolas”, afirmou o coordenador, destacando que o Nise já é modelo para outros estados.
Além da participação do Nise, a sessão especial também contou com a presença dos alunos da fanfarra da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Senador Petrônio Portella, que executaram o hino nacional dando início a solenidade.
Na ocasião, os alunos foram referenciados pelo deputado estadual João Luiz, presidente da Comissão de Relações Internacionais, Promoção do Desporto e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes da Aleam, propositor da sessão especial.
“Parabenizo todos os alunos do colégio e o brilhante trabalho de todos que compõem a fanfarra, ao maestro, que tem se dedicado, incansavelmente, à inclusão por meio da música”, destacou o deputado.
Sobre o Nise
Instituído pelo governador Wilson Lima por meio da Portaria GS nº 311, de 10 de abril de 2023, publicada no Diário Oficial do Estado do Amazonas (DOE), o Nise tem como objetivo adotar medidas de segurança para inibir ataques e crimes de ameaça, racismo, bullying, ciberbullying, tráfico de entorpecentes e quaisquer outras ações que se configurem em transgressões no interior, das escolas contra estudantes, profissionais da educação, bem como contra a estrutura das unidades da rede estadual de ensino.
O núcleo foi implantado na sede da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, no bairro Japiim, zona sul de Manaus. Por meio do Nise, o Sistema Integrado de Monitoramento interliga às câmeras de segurança das escolas com a inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), polícias Civil e Militar.
Os canais de comunicação para eventuais denúncias são via e-mail: escolasegura@seduc.net, e pelos números 190, 181 e Whatsapp: (92) 99414-0480. O denunciante tem a garantia da preservação do sigilo das informações prestadas.
Fonte: ASCOM/SEDUC
• Siga o AmSemFronteira no Facebook – https://bit.ly/3NeHbXt
• Siga o AmSemFronteira no Instagram – https://bit.ly/3pQOKrW