A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), implementa uma nova intervenção viária no cruzamento da avenida Umberto Calderaro Filho com a rua Belo Horizonte, na zona Centro-Sul. A partir deste domingo, (23), novos semáforos começam a funcionar no trecho. A medida é para reduzir o número de acidentes em um dos trechos mais críticos da cidade.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
Antes da implantação do semáforo, a prefeitura realizou um estudo detalhado da movimentação no local. Durante um mês, drones monitoraram o fluxo de veículos e pedestres, analisando os principais pontos de retenção e os momentos críticos de travessia.
O levantamento revelou que motoristas que tentam cruzar a Umberto Calderaro Filho, a partir da Belo Horizonte, chegam a esperar entre 15 e 20 minutos nos horários de pico. Além disso, os dados mostraram que, a cada três acidentes registrados no cruzamento, dois resultavam em vítimas lesionadas ou fatais.
Com base nessas informações, a prefeitura optou por instalar um conjunto semafórico que vai organizar a passagem de veículos e permitir que os pedestres atravessem a via com mais segurança. “A prioridade da gestão é proteger vidas, ordenar o tráfego e reduzir o tempo de espera no trânsito. Esta intervenção vai garantir que os condutores saibam que poderão cruzar a via de forma segura, sem riscos de colisões”, destacou Renato Junior.
Mudança imediata
Essa estratégia foi definida para evitar congestionamentos e, ao mesmo tempo, garantir uma travessia mais segura para os motoristas que acessam a Belo Horizonte. “Com essa configuração, conseguimos equilibrar a fluidez do trânsito e a segurança viária, garantindo que o trecho fique mais organizado sem comprometer a mobilidade”, explicou o vice-prefeito.
O diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores, também ressaltou os benefícios da nova sinalização. “A instalação do semáforo foi planejada com base em estudos técnicos detalhados. Foi observado o fluxo de veículos e pedestres para garantir que a solução adotada melhore a segurança e a fluidez no local, permitindo que quem vem pela Belo Horizonte possa atravessar com total segurança”, reforçou.
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui
Embora a solução definitiva para o trecho seja uma passagem de nível, a prefeitura optou por essa intervenção emergencial, para organizar o fluxo e reduzir os riscos de acidentes de imediato.
A nova sinalização está em funcionamento e a prefeitura seguirá monitorando o impacto da mudança para ajustes, se necessário.
Fonte: ASCOM/IMMU
👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
👉🏼 Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR