Amazônia Sem Fronteira

Mundo

Nike abandona definitivamente o mercado russo e não reabrirá lojas

Nike abandona definitivamente o mercado russo e não reabrirá lojas

Marca de material esportivo se juntou a uma lista crescente de empresas ocidentais que encerram as atividades na Rússia.

O gigante americano de equipamentos esportivos Nike anunciou nesta quinta-feira (23) que está deixando definitivamente o mercado russo e não pretende reabrir suas lojas, de início fechadas temporariamente após as sanções a Moscou por sua ofensiva contra a Ucrânia.

A Nike se juntou a uma lista crescente de empresas ocidentais, incluindo McDonald’s e Starbucks, que saíram do mercado russo por causa da repressão na Ucrânia.

“A Nike Inc. decidiu sair do mercado russo. Como resultado, o Nike.com e o aplicativo móvel da Nike não estarão mais disponíveis nessa região. As lojas da Nike fecharam recentemente temporariamente e não reabrirão mais”, anunciou o grupo em um comunicado em seu site russo.

No mês passado a Nike já havia anunciado que não renovaria as licenças com as lojas associadas à marca.

O presidente russo, Vladimir Putin, enviou tropas para a Ucrânia em 24 de fevereiro, provocando sanções internacionais sem precedentes e um êxodo de empresas estrangeiras, incluindo grandes marcas como H&M, Adidas e Ikea.

  • Após a invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro, diversas marcas conhecidas e multinacionais deixaram a Rússia e abandonaram os investimentos que estavam sendo feitos no país desde 1991, após a reabertura econômica. O R7 listou 15 empresas que já anunciaram sua saída do território russo e suspenderam seus serviços no país

    *Estagiária do R7, sob supervisão de Raphael HakimeMontagem R7
  • 1. Visa e MasterCard: as operadoras de cartão de crédito suspenderam a atuação na Rússia no dia 5 de maio. De acordo com a Visa, cartões dessa bandeira emitidos no país vão deixar de operar fora da Federação Russa. Enquanto isso, a MasterCard informou que cartões emitidos por bancos russos não serão mais válidos. Os plásticos MasterCard emitidos fora do país também não funcionarão em caixas eletrônicos ou comércios russosPIXNIO
  • 2. Adidas e Nike: a marca alemã rompeu o contrato com a Federação Russa de Futebol, da qual era patrocinadora e fornecedora de material esportivo para a seleção do país. Já a americana Nike fechará de forma temporária todas as suas lojas na Rússia, impossibilitando também as compras em seu site e aplicativoWikimedia Commons; Evgenia Novozhenina/Reuters – 25.5.2022
  • 3. McDonald’s: a rede americana de fast-food informou, no dia 16 de maio, que iria abandonar e vender todas as suas operações no país após 30 anos na Rússia. Com isso, as lojas foram fechadas. A suspensão das atividades já havia sido anunciada pela rede de restaurantes no mês de marçoWikimedia Commons
  • 4. Disney, Sony e Warner: as três grandes marcas de entretenimento suspenderam as estreias de seus filmes nos cinemas da Rússia. As empresas justificaram a medida citando a ‘trágica crise humanitária” que a guerra entre Rússia e Ucrânia provocou. Assim, não foram exibidos nos cinemas do país os filmes Red — Crescer É uma FeraMorbius e O BatmanPxHere; Pexels; Montagem R7
  • 5. Apple: a marca interrompeu a venda de todos os produtos e parou todas as exportações em seus canais de venda na Rússia, como o Apple Pay. Além disso, mídias estatais russas, como RT News e Sputnik News, não estão mais disponíveis para download na App Store fora do paísWikimedia Commons
  • 6. TikTok, PayPal e Spotify: o aplicativo TikTok suspendeu a publicação de conteúdos russos. O PayPal congelou a entrada de usuários da Rússia em sua plataforma. O Spotify também deixou o país e fechou seu escritório local por tempo indeterminadoPixabay; Montagem R7
  • 7. Heineken: a cervejaria holandesa é outra a abandonar a Rússia. Apesar disso, a Heineken afirmou que busca realizar uma transferência dos negócios para um novo proprietário. Nesse caso, a companhia não vai gerar lucro para o grupoWikimedia Commons
  • 8. Chanel e Prada: as marcas de luxo suspenderam suas operações na Rússia e também as vendas no varejoWikimedia Commons; Pixabay; Montagem R7
  • 9. Unilever: a multinacional decidiu interromper todas as importações e exportações no território russo e anunciou que não fará mais investimentos no país, além de suspender qualquer propaganda da marca. Apesar disso, tendo em vista as necessidades da população em meio à guerra, produtos ligados a alimentação e higiene pessoal continuarão sendo fornecidos, mas sem reversão de lucros para a empresaWikimedia Commons
  • 10. Toyota, Volvo e Renault: as três empresas de automóveis decidiram agir com embargos à Rússia. A Toyota anunciou que vai suspender a produção em sua única fábrica no território e interromper o envio de veículos para o país. A montadora Volvo também suspendeu, sem previsão de retorno, as exportações para o país. A Renault vendeu, neste mês, seus ativos na nação à RússiaPexels
  • 11. L’Oréal: a famosa marca de cosméticos fechou todas as lojas na Rússia. Porém a fábrica instalada perto de Moscou, responsável pela produção de xampus, corantes, produtos de higiene e itens para bebês, seguirá ativa. Todos os investimentos industriais e em publicidade foram suspensosWikimedia Commons
  • 12. Shell: a rede de postos de gasolina afirmou que deixará todas as operações na Rússia. Com isso, a empresa vai renunciar a dois grandes projetos locais e, segundo a Bloomberg, terá uma perda de US$ 3 bilhões (cerca de R$ 14,4 bilhões)Wikimedia Commons
  • 13. Embraer e Boeing: a Embraer não fará mais serviços de manutenção, peças e suporte técnico para países que são alvo de sanções, o que inclui a Rússia, devido à invasão da Ucrânia. Assim como a empresa brasileira, a Boeing suspendeu consertos e assistências para companhias aéreas russas, além de paralisar operações no campo de treinamento de MoscouDenis Balibouse/Reuters – 23.5.2022; Reprodução site/Boeing; Montagem R7
  • 14. Starbucks: a rede anunciou, no dia 8 de maio, que não iria mais atuar no mercado russo, o que inclui interromper as importações de produtos e cafés vendidos por uma marca licenciada. As quase 2.000 pessoas que dependem da empresa para subsistência receberão suporteAnton Vaganov/Reuters – 23.5.2022
  • 15. Coca-Cola: a empresa de bebidas suspendeu negócios na Rússia em março. Com isso, produtos da marca estão praticamente ausentes das prateleiras no país e o que restou custa extremamente caro. A solução encontrada para suprir a falta dos refrigerantes da empresa foi divulgada pela Ochakovo, fabricante de bebidas russa, que lançou a CoolCola, a Fancy e a Street, correspondentes à Coca-Cola, à Fanta e à Sprite.

Fonte: R7.COM

Mais Notícias