Amazônia Sem Fronteira

Cidade

MPAM e Sinetram aliam forças na busca de pessoas desaparecidas em Manaus

Iniciativa, que envolve a divulgação de informações em monitores instalados nos ônibus e terminais de integração, deve alcançar meio milhão de usuários de transporte público diariamente

MPAM e Sinetram aliam forças na busca de pessoas desaparecidas em Manaus
(Foto: Sinetram)

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) firmaram, nesta terça-feira (01/10), um acordo de cooperação técnica com o objetivo de enfrentar o desaparecimento de pessoas em Manaus. A iniciativa envolve a divulgação de informações sobre pessoas desaparecidas em monitores instalados nos ônibus e nos terminais de integração do sistema de transporte público da cidade, com expectativa de alcançar mais de meio milhão de pessoas por dia. O acordo também prevê a disponibilização de dados do cadastro de usuários do Sinetram para auxiliar nas investigações.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

A cerimônia de assinatura do acordo contou com a presença do procurador-geral de Justiça do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, e do diretor-presidente do Sinetram, César Tadeu Teixeira. Com a parceria, monitores eletrônicos dos ônibus, conhecidos como “TV Busão”, exibirão cartazes com fotos, nomes e contatos de pessoas desaparecidas. Além disso, dados do cadastro de usuários do sistema de transporte público serão disponibilizados para o Núcleo de Localização e Identificação de Desaparecidos (Nulid), do MPAM, a fim de auxiliar nas buscas.

César Tadeu Teixeira, presidente do Sinetram, afirmou que o transporte coletivo urbano da cidade também é uma ferramenta social e está a serviço de ações como esta. “Nós transportamos 550 mil pessoas diariamente em Manaus e essa parceria de divulgação possibilita que muitas dessas pessoas possam auxiliar o Ministério Público e os órgãos de polícia a encontrar e dar uma resposta, um alívio a uma família que está em busca de informações de um ente querido”, comentou.

O coordenador do Núcleo de Localização e Identificação de Desaparecidos (Nulid), o promotor de Justiça Elanderson Lima Duarte, avaliou a colaboração com o Sinetram como um avanço significativo nas estratégias de localização e identificação de pessoas desaparecidas. “Essa parceria é de suma importância para divulgar as pessoas desaparecidas no Amazonas. A visibilidade que os monitores de ônibus e terminais podem proporcionar é um recurso poderoso para alcançar a sociedade e agilizar a identificação de desaparecidos”, disse o promotor.

Já o procurador-geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, destacou que a parceria é um exemplo de como diferentes instituições podem se unir para combater problemas que afetam diretamente nossa população. “O transporte público, agora, passa a ser um aliado importante na busca de pessoas desaparecidas. Com essa cooperação, damos um passo significativo na busca por soluções e na proteção das famílias amazonenses”, exaltou o PGJ.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

Sobre o Nulid

O Núcleo de Localização e Identificação de Desaparecidos é uma iniciativa do MPAM que tem como principal objetivo a busca e a identificação de pessoas desaparecidas no estado do Amazonas. O Nulid atua em cooperação com órgãos de segurança, entidades públicas e privadas, buscando a rápida localização e o apoio às famílias de desaparecidos. Além da investigação, o núcleo também promove campanhas de conscientização e prevenção, buscando envolver a sociedade no enfrentamento desse problema. Conheça mais sobre a atuação do Nulid na página do MPAM: https://mpam.mp.br/home-plid.

 

Fonte: ASCOM/MPAM

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

Mais Notícias

Exit mobile version