Caso foi confirmado no Rio Grande do Sul; homem de 34 anos apresenta quadro estável e está em isolamento domiciliar
O Ministério da Saúde confirmou um novo caso de varíola do macaco no Brasil. No total, o país soma sete casos da doença em uma semana.
A confirmação foi dada pelo Instituto Adolf Lutz, em São Paulo. O paciente é um homem de 34 anos que mora no Rio Grande do Sul e viajou recentemente para a Europa. Ele apresenta um quadro clínico estável, está em isolamento domiciliar e é monitorado pelas secretarias de Saúde do estado e do município.
Além do isolamento, foram adotadas medidas de controle como o rastreamento de contatos em voo internacional com o apoio da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
No momento, o Brasil registra sete casos confirmados, sendo quatro em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul e um no Rio de Janeiro. Nove casos seguem em investigação.
Sobre a doença
A varíola do macaco é uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo/íntimo com uma pessoa infectada que possui lesões na pele. A transmissão se dá pelo contato com objetos, tecidos (roupas e toalhas, por exemplo) e superfícies usadas pelo doente.
Fonte: R7.COM