Amazônia Sem Fronteira

Brasil

Michelle Bolsonaro receberá mesma condecoração que padre Júlio Lancellotti

Michelle Bolsonaro receberá mesma condecoração que padre Júlio Lancellotti

Michelle Bolsonaro receberá mesma condecoração que padre Júlio Lancellotti
(Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

A primeira-dama Michelle Bolsonaro recebe, nesta quarta-feira (7), a medalha Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados. Ela estará ao lado do padre Júlio Lancellotti, conhecido internacionalmente pela jornada de auxílio a pessoas em situação de rua e com fome em São Paulo, que também receberá a condecoração, destinada a autoridades e personalidades que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil.

Na mesma cerimônia, o jornalista britânico Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira, assassinados no Vale do Javari (AM) em junho deste ano, serão homenageados com a condecoração — as medalhas serão entregues às cônjuges ou algum familiar dos homenageados.

Criada em 1983, a premiação ocorre anualmente. “O indicado pode ser cientista, político, ator, cantor, religioso, enfim, pessoas que, em certo momento da história do País, realizaram algum trabalho que teve repercussão e recebeu a admiração do povo brasileiro”, detalha o site da Câmara sobre a condecoração.

Outras 31 pessoas ou entidades também receberão a condecoração, entre elas o general Carlos Alberto Santa Cruz e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. A premiação ocorre às 10h e pode ser acompanhada ao vivo pelo canal da Câmara dos Deputados no Youtube.

Em 2021, o presidente Jair Bolsonaro (PL), o fotógrafo Sebastião Salgado e o filósofo e educador Paulo Freire receberam a condecoração.

Como funciona a indicação

De acordo com a Câmara, cada líder partidário pode indicar uma entidade ou pessoas para ser condecorada. Já os membros da Mesa Diretora têm direito a dois nomes para a premiação. A Câmara, no entanto, não divulgou quem indicou cada condecorado.

A única proibição definida pela Casa é a indicação de empresas que estão no Cadastro Nacional de Empresas Punidas (CNEP) por corrupção e pessoas físicas enquadradas na Lei de Inelegibilidade ou Lei de Responsabilidade Fiscal.

As medalhas são entregues sempre entre os meses de novembro e dezembro, de acordo com calendário definido pela Mesa Diretora. Na cerimônia, as condecorações são entregues pelo presidente da Câmara e pela Segunda-Secretária da Mesa.

Fonte: CORREIO BRAZILIENSE

Mais Notícias