Realização de um sonho de infância. É assim que um dos integrantes dos 1 mil novos policiais militares do Estado retrata a conquista da tão sonhada vaga na Polícia Militar do Amazonas (PMAM). O ingresso dos novos PMs na corporação faz parte do programa Amazonas Mais Seguro, do Governo do Estado, que prevê a ampliação de recursos humanos das Forças de Segurança no estado.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
Ao concluir o curso no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), o policial militar Jean Pinto passou a ser soldado da Polícia Militar do Amazonas, integrando o quadro efetivo. Desde 2013 que não era realizado processo seletivo para ingresso na corporação. Os novos soldados foram aprovados no concurso público de 2022, lançado pelo governador Wilson Lima.
“Entre milhares de inscritos, chegou o momento de dar o meu melhor. Foram 18 horas diárias dedicadas aos estudos. No dia da prova, já saí com a certeza da aprovação. Me inspirei nos colegas de curso, pois sempre vi neles uma turma com mil histórias. Suas dificuldades, me motivaram ainda mais. Eles me deram força para chegar até aqui”, contou.
Com 32 anos, o soldado conquistou o tão sonhado posto na instituição. Natural do Rio de Janeiro, e formado em Educação Física, Jean escolheu o Amazonas para morar e seguir carreira militar, antes de se dedicar ao concurso público, serviu a Marinha do Brasil e ao Exército Brasileiro.
A aprovação trouxe não apenas alegria, mas também o senso de responsabilidade que o cargo exige. Foram meses aprendendo táticas operacionais, direitos humanos, e procedimentos de segurança pública.
“Durante o estágio, as ocorrências me aproximaram da população, e passei a enxergar as situações de uma maneira diferente. Estar ali como servidor público é uma sensação muito gratificante. Meu sonho sempre foi servir e proteger a sociedade”, enfatizou.
A conquista de Jean é também motivo de orgulho para sua família. Segundo ele, a meta é ser uma inspiração para os filhos e os futuros policiais militares. “Minha mãe e meus filhos ficaram muito orgulhosos. Acredito que o exemplo é o maior incentivo. As palavras podem convencer, mas é o exemplo que inspira e motiva. Eu sou o exemplo para meus filhos e para toda uma sociedade que sonha em fazer parte da corporação”, destacou.
Agora, ele se prepara para novos desafios enquanto segue firme em sua missão de proteger e servir o Amazonas. “Como sou formado em Educação Física, pretendo me dedicar ao Centro de Educação Física e Desporto da PM. Além disso, tenho outro sonho: fazer parte das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), um dos grupos mais operacionais da Polícia Militar”, explicou Jean.
Outros concursos
Dos concursos realizados pelo Governo do Amazonas para a Segurança Pública em 2022, mais de 1,7 mil pessoas foram convocadas para ocupar os cargos. Do total, foram chamados 1.121 aprovados da Polícia Militar, sendo mil praças e 121 oficiais.
Além destes, foram chamados 253 do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM); 182 da Polícia Civil do Amazonas (PCAM); 121 do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM); e 40 da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AM).
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui
Amazonas Mais Seguro
Os concursos públicos fazem parte dos investimentos previstos pelo programa Amazonas Mais Seguro. Desde 2019, o governador Wilson Lima já investiu na Segurança Pública de todo o Amazonas o montante de R$ 1 bilhão, consolidando as polícias do Amazonas entre as mais bem equipadas e remuneradas do Brasil. Conforme dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a Polícia Militar do Amazonas possui o 5º maior salário bruto do País.
Fonte: ASCOM/SSP-AM