O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou, nesta sexta-feira (22), a entrega de 15 novos leitos de observação e seis leitos revitalizados de enfermaria para o Hospital e Pronto Socorro da Criança (HSPC) Joãozinho, na zona leste, e 70 berços aquecidos para a acolher os recém-nascidos na rede estadual de saúde.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
A ampliação de leitos tem o intuito de melhorar o atendimento, bem como atender à demanda de pacientes que necessitam de internação na unidade de saúde.
O HSPC da zona leste contava antes com um total de 89 leitos, sendo divididos em 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 77 de enfermaria. Com a ampliação, o número sobe para um total de 104 leitos.
“Esse hospital e pronto-socorro atende todas as crianças da zona leste, e tem um movimento muito grande e, há mais de dez anos, que não tem reforma, e essa é uma ampliação importante, principalmente nessa época, porque nós temos o aumento de síndromes respiratórias, e estamos preparados e com um aporte melhor no atendimento”, enfatizou o secretário da SES-AM, Anoar Samad.
A ampliação já estava prevista pelo Governo do Estado na unidade que realiza, em média de 300 atendimentos/dia. “Vamos ter um local mais confortável e adequado para acolher as crianças”, disse a diretora do HPSC zona leste, Alessandra dos Santos.
Berços aquecidos
O Governo do Amazonas entregou também, nesta sexta-feira (22/12), 70 berços aquecidos para a rede estadual de saúde. Os equipamentos serão distribuídos entre todas as sete maternidades da capital e para o Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (ICAM).
A entrega simbólica foi realizada pelo secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, na Gerência de Patrimônio da SES-AM (Gepat). Os equipamentos foram adquiridos por meio de recurso federal.
“Esses são leitos bem modernos, novos, e já vamos começar essa distribuição para todas as maternidades para um melhor acolhimento dos recém-nascidos. Sabemos que muitas unidades estão com equipamentos sucateados, há mais de 30 anos, e é uma determinação do governador Wilson Lima fazermos mais investimentos na substituição desses equipamentos”, afirmou o secretário da SES-AM, Anoar Samad.
O berço aquecido é um equipamento com sistema de aquecimento de calor irradiante, que ajuda a manter a temperatura do corpo do bebê. O equipamento proporciona uma temperatura ideal para recém-nascidos, aumentando suas chances de sobrevida e oferecendo conforto.
Distribuição
Os berços serão enviados para o ICAM, Instituto da Mulher Dona Lindu; Maternidades Alvorada; Ana Braga; Azilda da Silva Marreiro; Balbina Mestrinho; Chapot Prevost e Dona Nazira Daou.
Características
Os berços têm Display de cristal líquido (LCD); Indicador digital de potência programada; Cronômetro com alarme; Acionamento da iluminação auxiliar; Sistema electrónico de segurança e entre outras tecnologias.
Fonte: ASCOM/SES-AM