Amazônia Sem Fronteira

Saúde

Manaus alcança a marca de 5 milhões de doses aplicadas da vacina contra a Covid-19

Manaus alcança a marca de 5 milhões de doses aplicadas da vacina contra a Covid-19
( Foto: Divulgaçã )

Quase dois anos após o início da vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura de Manaus alcançou, nesta quarta-feira, 14/12, a marca de 5 milhões de doses aplicadas na capital. A campanha coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já contempla, atualmente, todas as pessoas a partir de 3 anos de idade, além de crianças de seis meses a menores de 3 anos com comorbidades, com mais de 70 pontos de imunização distribuídos em toda a cidade.

O Vacinômetro municipal (vacinometro.manaus.am.gov.br), que exibe dados da campanha em tempo real, mostra que até as 14h, 5.000.062 doses tinham sido aplicadas. A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, lembra que o município deu início à campanha no dia 19 de janeiro de 2021, e vem avançando desde então.

“O prefeito David Almeida assumiu a gestão do município já com a missão de coordenar essa campanha tão importante, e graças ao seu apoio, ao apoio da ciência e de todos os profissionais envolvidos, conseguimos levar essa proteção para grande parte da nossa população. Estamos vencendo a pandemia por causa da vacina, e convido toda a população a atualizar o esquema vacinal e fortalecer essa rede de proteção”, disse a secretária.

Shádia explica que a 1ª e 2ª dose devem ser recebidas por todos públicos, e os usuários a partir de 12 anos de idade podem tomar a 3ª dose. Já a 4ª dose está liberada para pessoas a partir de 18 anos de idade, e adolescentes imunossuprimidos, e a 5ª dose, para adultos com alto grau de imunossupressão. Ao contrário dos demais, o esquema vacinal inicial para crianças de 6 meses a 2 anos é de três doses.

Os endereços dos pontos de vacinação podem ser conferidos no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) ou diretamente no link bit.ly/localvacinacovid19, sendo que parte deles funciona até as 20h em dias úteis, e até às 12h aos sábados. É preciso apresentar documento de identidade com foto ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e cartão de vacina.

“Durante todos esses meses de vacinação, pudemos ampliar gradualmente o público contemplado pela campanha, assim como ofertar as doses de reforço para manter a proteção contra as formas graves da doença, conforme as orientações recebidas pelo Ministério da Saúde. Hoje estamos muito felizes com esse resultado, e gratos pelo envolvimento da população”, completa Shádia.

Fonte: ASCOM/SEMCOM

Mais Notícias