O evento trará para Manaus uma das maiores autoridades em questões raciais do Brasil
Como forma de fomentar a prática da responsabilidade social, combatendo toda a forma de discriminação, o Manauara Shopping em parceria com o Instituto de Responsabilidade e Investimento Social (Iris), realizará nos dias 06 e 07 de julho, mais uma edição do seu Programa de Formação, direcionado aos seus lojistas e colaboradores.
Esta edição, com o tema “Discriminação Racial e Práticas Antirracistas”, terá como palestrante o Prof. Hélio Santos, que além de ser um dos maiores pesquisadores sobre a temática socio-racial no Brasil e consultor de gestão da diversidade de grandes organizações privadas, é um dos fundadores do Instituto Brasileiro da Diversidade (IBD), ONG com foco na Gestão da Diversidade.
Durante o evento serão feitas abordagens sobre questões raciais, discriminação, direitos humanos, racismo estrutural, responsabilidade social, a valorização racial no país, entre outros assuntos.
A programação será dividida em vários horários, utilizando diferentes metodologias: pela manhã, na quarta e quinta-feira, serão realizadas Rodas de Conversa com os colaboradores internos do shopping, com uma abordagem mais próxima, grupos pequenos e utilizando dinâmicas que trazem simulações de possíveis situações ocorridas no dia a dia laboral da equipe.
Já na quarta-feira, 06/07 das 17h às 19h, o Prof. Hélio Santos fará uma palestra voltada para os lojistas e colaboradores de lojas, trazendo um conteúdo mais voltado para este público.
“O Manauara Shopping reforça o seu compromisso social no combate a toda forma de discriminação e preconceito. O nosso Programa de Formação é um projeto focado na aprendizagem e orientação social e cidadã contínua de colaboradores internos e das lojas, visando oferecer um ambiente cada vez mais positivo e preparado para atender bem todos os frequentadores do shopping” afirmou Isa Lucena, gerente de Marketing do Manauara Shopping.
Sobre o Prof. Hélio Santos
Hélio Santos inicia a sua carreira de ativista em meados dos anos 1970 em São Paulo. Em 1984 participa da fundação da primeira iniciativa do estado brasileiro para trabalhar a questão do negro no pós-Abolição, sendo o presidente fundador do Conselho da Comunidade Negra do Estado de São Paulo – órgão pioneiro que induziu várias iniciativas semelhantes em todo o País. Se origina daí as primeiras políticas públicas voltadas para a correção das históricas desvantagens da população negra no campo da Educação e do mercado de trabalho.
Mestre em Finanças e Doutor em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Lecionou em diversas instituições como PUC-Campinas e Universidade São Marcos no estado de São Paulo. Atualmente, leciona na Fundação Visconde de Cairu (Salvador) no mestrado em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social.
Hélio Santos coordenou nos anos 1990 no âmbito do governo federal um grupo precursor que colocou na agenda pública as políticas de ação afirmativa (Políticas de Cotas) para a população negra. É um dos fundadores do IBD – Instituto Brasileiro da Diversidade, ONG com foco na Gestão da Diversidade. Preside o Conselho Deliberativo do Fundo Baobá, entidade voltada para o fortalecimento das organizações que trabalham pela equidade racial no país.
Hélio Santos é mineiro de Belo Horizonte. Produziu artigos acadêmicos, ensaios jornalísticos e textos sobre uma vasta gama de tópicos referentes ao desenvolvimento sustentável e políticas públicas de inclusão. Nos últimos 5 anos proferiu dezenas de conferências e palestras sobre aqueles temas. É autor do livro A busca de um caminho para o Brasil: a trilha do círculo vicioso, ensaio que tem como tema o desenvolvimento socioeconômico nacional com sustentabilidade (Editora Senac), 2001. Também é autor de O homem lésbico, romance em que se evidencia um tipo de homem mais adequado à sensibilidade feminina na contemporaneidade (Editora Global), 2011.
Sobre o Manauara Shopping
Inaugurado em abril de 2009, o Manauara Shopping tem sua temática inspirada na fauna, na flora e na cultura da Amazônia, representados em grafismos, decoração, e mobiliários que possuem acabamento com cores e materiais do artesanato local. O “Encontro das Águas” dos rios Negro e Solimões, uma das maiores atrações turísticas de Manaus, inspirou o logotipo do empreendimento e está representado na cobertura do edifício.
Com 47 mil m² de ABL, possui 234 lojas distribuídas entre os seus quatro pisos: Buriti, Açaí, Tucumã e Castanheiras. Além de 13 lojas âncoras, Magic Games – espaço de jogos e diversões eletrônicas – e um teatro com 600 lugares.
O Manauara Shopping tem certificação na ISO 14001 (Meio Ambiente) concedidas em 2012 e ISO 45 (Saúde e Segurança) concedida em 2019. Possui também o Certificado de Excelência 2016, na categoria Compras do TripAdvisor, pela boa qualidade das avaliações que recebe de clientes e visitantes e está em terceiro lugar na categoria Pontos Turísticos da cidade de Manaus.
Sobre a Aliansce Sonae Shopping Centers
A Aliansce Sonae é a líder nacional no setor de shopping centers e a maior administradora do país. A companhia está presente nas cinco regiões brasileiras e tem um portfólio de 38 shoppings, com participação em 27 empreendimentos e a administração de 11 shoppings de terceiros.
Fonte: ASSESSORIA