A Prefeitura de Manaus entregou nessa terça-feira, (21) mais dois grupos de geradores de energia, que vão atender duas escolas municipais. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem objetivo de levar mais dignidade para as comunidades ribeirinhas.
A escola municipal Santo Antônio, na comunidade Monte Sinai, igarapé Açú, foi a primeira a receber o equipamento. A unidade atende 60 alunos desde o maternal 3, Educação Infantil, ao Ensino Fundamental, anos iniciais e finais.
“Gratidão é a palavra. Hoje, o prefeito David Almeida e a secretária de Educação, professora Dulce Almeida, estão mudando a realidade de uma comunidade. Nós estávamos com o nosso gerador quebrado e isso prejudicou as aulas dos alunos, mas agora com a instalação do novo equipamento, o horário das aulas será normalizado já nesta quinta-feira, quando todos retornam do recesso do carnaval”, afirmou a gestora da unidade, Irajacy Simões.
Além da escola, o gerador vai beneficiar 75 famílias da comunidade. “Toda a comunidade do Monte Sinai só tem a agradecer o prefeito David Almeida e a secretária Dulce Almeida, que olharam com muito carinho para todos nós e para as escolas rurais ribeirinhas, com a instalação desses novos geradores, que vão melhorar a vida de todos”, agradeceu o presidente da comunidade, Lindomar Costa Moura.
Comunidade Indígena
Na escola municipal indígena Kuniata Putira, na comunidade São Thomé, o gerador que abastece a unidade tem mais de 10 anos. E, mesmo funcionando normalmente, não consegue suprir totalmente as necessidades do local.
Leia também:
- Inpa adapta com sucesso sistema de produção intensivo para criação de peixes amazônicos
- Roçadeiras, geradores de energia e casas de farinha serão distribuídos em plano para impulsionar produção rural no Alto Rio Negro
- Prefeito David Almeida entrega ‘Presépio Flutuante’ para atender 38 comunidades ribeirinhas com o Natal das Águas
- Prefeitura de Manaus leva ‘Natal das Águas’ para zona rural
- Apagões evidenciam fragilidade na distribuição de energia no Brasil
Segundo a gestora da escola, Miriam Baré, com este novo gerador, será possível utilizar o Telecentro. “O que o prefeito David e a secretária Dulce estão fazendo pela área ribeirinha é motivo de comemoração para todos da escola e também da comunidade. Esse gerador é mais potente e vamos poder utilizar o Telecentro, porque com o antigo só era possível ligar os freezeres para manter as proteínas congeladas”, disse a gestora da unidade que atende 38 crianças, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental.
Segundo o presidente da comunidade, Manoel Chagas da Silva, essa ação vai tornar a vida das 40 famílias que vivem na região mais digna. “Nossa comunidade agradece a instalação do gerador na escola, que também vai beneficiar os moradores. Esperamos que a prefeitura sempre tenha esse olhar carinhoso com todos os ribeirinhos”, comentou o presidente.
A Prefeitura de Manaus comprou 11 geradores, sete já foram entregues e nesta quarta-feira, 22, mais dois vão ser instalados. A previsão é que até esta quinta-feira, 23, todo o processo seja finalizado.
Fonte: ASCOM/SEMCOM