O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou de Salvador, onde passa o carnaval ao lado da primeira-dama Janja da Silva, para ir a São Paulo, onde deve visitar as regiões afetadas pelas fortes chuvas. Pelo menos 35 pessoas morreram em São Sebastião e uma em Ubatuba devido aos temporais que atingiram o litoral norte paulista.
Conforme a agenda presidencial, às 12h, em São Sebastião, o petista fará uma declaração à imprensa e anúncios de ações emergenciais para a população atingida. O ministros Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional, do Planejamento, Simone Tebet, e o de Comunicação, Paulo Pimenta, também estarão o local.
Lula está desde sexta-feira (17) em Salvador, para um período de descanso durante o carnaval, onde pretendia ficar até a terça (21).
“Amanhã irei para São Paulo visitar a região e acompanhar os esforços de enfrentamento dessa tragédia”, disse o presidente no Twitter no domingo (19).
Leia também:
- Equipes da Prefeitura de Manaus atuam no atendimento às famílias afetadas pela chuva desta quinta-feira, ( 1º)
- Comissão aprova projeto que cria programa para garantir água potável em regiões afetadas pela seca
- Chuva fez 79 vítimas em Pernambuco até o momento
Dezenas de pessoas ficaram sob escombros e trechos de rodovias foram interditados. Segundo informou a Defesa Civil, o volume de chuva nas últimas 24 horas superou o esperado para todo o mês de fevereiro em três das quatro cidades do Litoral Norte.
Segundo Góes, o governo federal acompanha a situação e já enviou integrantes da Defesa Civil Nacional para os locais atingidos, no intuito de apoiar as ações de socorro à população.
Lula conversou por telefone com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e com o prefeito de São Sebastião (SP), Felipe Augusto.
Com informações da Agência Estado*
Fonte: CORREIO BRAZILIENSE