Amazônia Sem Fronteira

Educação

Lula sanciona lei que cria poupança para estudantes de baixa renda do Ensino Médio

Lula sanciona lei que cria poupança para estudantes de baixa renda do Ensino Médio
(Foto: Ricardo Stuckert / PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta terça-feira (16) a lei que cria o “Pé de Meia”, programa que cria uma poupança financeira para estudantes de baixa renda que cursam o ensino médio na rede pública.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

A medida tem como objetivo estimular a permanência de adolescentes na escola e a conclusão do ensino médio.

Segundo o ministro da Educação, Camila Santana, estarão elegíveis para o programa os estudantes de baixa renda matriculados na rede pública e com famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

O presidente Lula vetou o trecho que estabelecia uma frequência mínima de 80% das aulas para que os estudantes tivessem acesso ao benefício.

A proposta não fala sobre valores e as formas de pagamento e saque do benefício. As questões serão definidas nos próximos meses pelo governo, em um ato conjunto dos ministérios da Fazenda e da Educação.

“É necessário debater estes valores com os estados, que controlam o ensino médio. Os alunos receberão através de uma conta da Caixa. Estamos trabalhando para que todos os alunos tenham um CPF e estejam elegíveis. De certo, sabemos que a condição básica para receber o valor mensal será a frequência e para poder fazer o saque anual, será necessária a aprovação”, explicou Camilo Santana.

Ainda de acordo com Santana, o Ministério da Educação elabora um decreto, que deve estabelecer critérios de elegibilidade dos estudantes.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook acessando aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram acessando aqui

A expectativa do governo é atender cerca de 2,5 milhões de estudantes. A previsão é de que, anualmente, sejam gastos R$ 7 bilhões com a iniciativa. O objetivo é que o projeto entre em vigor no primeiro trimestre de 2024.

“É um programa que vai atender milhões de estudantes do ensino médio, que é o período que mais tem evasão e abandono na educação básica — principalmente no primeiro ano do ensino médio”, afirma Camilo Santana.

Fonte: FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA

Mais Notícias