O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está em São Paulo para acompanhar o desastre advindo das chuvas do fim de semana no litoral norte paulista, realizou coletiva no início da tarde desta segunda-feira (20), em que apontou uma reunião de forças entre governos federal, estadual e municipal para reconstrução de São Sebastião.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
Ao lado do governador Tarcísio Freitas (Republicanos-SP) e do prefeito da cidade, Felipe Augusto (PSDB-SP), o petista refutou as cisões políticas entre opositores e exaltou a relevância da tarefa conjunta para dirimir os problemas ocorridos nas últimas horas.
“Fiz questão de vir aqui e trazer um conjunto de ministros, para assumirmos um compromisso de governo com São Sebastião. Vamos recuperar a estrada Rio-Santos. E não podemos mais construir casas em lugares de risco. Vamos trabalhar junto com a prefeitura”, publicou nas redes sociais.
Leia também:
- Bruno Dantas toma posse como presidente do Tribunal de Contas da União
- Governador eleito, Tarcísio de Freitas diz que vai ‘governar para todos’
Pelo menos 36 pessoas perderam a vida e 40 estão desaparecidas – os números, contudo, podem subir em razão de pessoas sob os escombros. Lula falou na coletiva sobre habitações responsáveis. Na cidade, casas estão construídas em áreas de risco.
O presidente sinalizou que, para a ajuda do governo federal, será necessário que o prefeito entregue um mapeamento da situação local em termos de habitação. A chuva do fim de semana, segundo a Defesa Civil estadual, registrou às 13h deste domingo (19) cerca de 600mm de precipitações.
Lula realizou sobrevoos no final da manhã desta segunda-feira, por ocasião de uma comitiva composta por seus ministros. No helicóptero, o presidente estava com Rui Costa (PT), seu mais poderoso ministro.
Fonte: CORREIO BRAZILIENSE