O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu um declaração polêmica em evento realizado nesta terça-feira (28) no Palácio do Planalto, em Brasília. O presidente disse: “Se nós produzimos alimento demais no planeta Terra e, se neste país, a gente produz alimento demais e tem gente com fome, significa que alguém está comendo mais do que deveria comer, para que o outro pudesse comer um pouco. Significa que nós estamos desperdiçando alimento entre produção e consumo
Leia também:
- Keanu Reeves surpreende e liga para fã de 80 anos com AVC
- Morador de rua morre após briga por oferenda na avenida Santos Dumont
- Bolsonaro disse a Alckmin que ele deveria ter sido seu vice
- Fome vira tema central na campanha dos candidatos à presidência
- Anatel aprova prazo adicional de 60 dias para ativação do 5G nas capitais
Como sabemos, a fome não ocorre por falta de alimentos disponíveis, mas sim por causa da má distribuição de renda. A fome é um reflexo da pobreza extrema. Claro que existem exceções, como no caso dos índios yanomamis, onde a desnutrição ocorre por falta de acesso aos alimentos. As comunidades foram cercadas por garimpeiros e vivem em região remota na Amazônia.
A declaração de Lula sobre a fome no Brasil ocorreu durante a assinatura de decretos da reinstalação do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional). O governo pretende comprar alimentos de pequenos e médios produtores para distribuir à população pobre. Programas sociais como o Bolsa Família costumam ser mais eficientes.
Fonte: R7.COM