Amazônia Sem Fronteira

Política

Lula estreita relação com sindicatos em reuniões e chama fim do imposto sindical de ‘crime’

Lula estreita relação com sindicatos em reuniões e chama fim do imposto sindical de 'crime'

Lula estreita relação com sindicatos em reuniões e chama fim do imposto sindical de 'crime'
( Foto: Reprodução )

Presidente recebeu diferentes lideranças sindicalistas no Palácio do Planalto desde a posse; governo quer fortalecer sindicatos

presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem ampliado a relação dele com centrais sindicais. Desde que tomou posse neste ano, ele abriu as portas do Palácio do Planalto para diferentes sindicalistas. Em paralelo, membros do Executivo federal defendem que a figura dos sindicatos seja fortalecida.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

Entre as associações que já se reuniram com o presidente, estão a Força Sindical, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, o Sindicato dos Metalúrgicos, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Confederação Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas.

Os encontros acontecem em meio a pressões da classe para a volta do imposto sindical. Em janeiro deste ano, Lula chegou a declarar que o fim do tributo foi um “crime” contra os sindicatos.

“Tirar do sindicato o direito de decidir, em assembleia, a contribuição para sindicato foi um crime que cometeram contra vocês. Não queremos que o trabalhador seja um eterno fazedor de bico. Queremos que o trabalhador tenha direitos garantidos, um sistema de seguridade social que os proteja”, afirmou, durante evento no Palácio do Planalto.

Em mensagem enviada ao Congresso Nacional pela abertura dos trabalhos da nova legislatura, em fevereiro, Lula confirmou que pretende mudar o atual sistema sindical e aprovar novas normas de proteção ao trabalho. No texto, ele disse esperar “a colaboração do Congresso para a construção negociada de regras para um novo sistema sindical e de proteção ao trabalho”.

Fonte: R7.COM

Mais Notícias